Zermatt: o que fazer no famoso destino turístico da Suíça?

Compartilhe:

Zermatt, na Suíça, é um dos destinos de neve mais famosos do planeta. A elegante cidade fica aos pés da icônica montanha Matterhorn, perto da fronteira com a Itália, oferecendo paisagens alpinas de tirar o fôlego. Mas não é só isso. Pistas de esqui de alto nível, restaurantes renomados, atividades de inverno e um vilarejo sem carros a tornaram uma das estâncias de esqui mais populares dos Alpes. Confira, a seguir, o que fazer em uma viagem à cidade de Zermatt! 

Pratique esqui e snowboard em uma área impressionante

Como uma das estações de esqui mais altas da Europa, Zermatt tem uma queda de neve confiável e, portanto, não decepciona quem pretende esquiar e praticar snowboard durante as férias. Sua área de esqui está ligada à de Cervinia, do outro lado da fronteira italiana, e juntas elas fornecem uma quantidade impressionante de pistas (360 km) e alguns desafios fora de pista para esquiadores experts. 

Escolas de esqui com instrutores experientes e multilíngues estão disponíveis para ajudar quem quer aprender a esquiar em Zermatt ou aperfeiçoar as habilidades. E para os fãs da modalidade freestyle, a estação conta com um excelente parque de neve (snowpark), com obstáculos voltados para todos os níveis de experiência.

Menina esquiando na estação de Zermatt
Zermatt tem pistas para todos os níveis de habilidade | Shutterstock

Aventure-se nas atividades de inverno além do esqui

A estância de Zermatt oferece uma grande variedade de atividades de inverno emocionantes e divertidas para não esquiadores ou grupos de viagem que querem diversificar a programação esportiva. Que tal contemplar a Matterhorn de um ângulo diferente em um voo duplo de parapente? Ou, então, reunir a família para descer as montanhas nevadas em cima de um trenó/tobogã? Veja mais ideias:

  • Escalada no gelo;
  • Snowmobile (moto de neve);
  • Esqui cross country;
  • Caminhada com raquetes de neve;
  • Passeio de trenó;
  • Patinação no gelo;
  • Curling;
  • Hockey no gelo.
As caminhadas são populares durante o inverno | Shutterstock

Faça o famoso passeio de trem até Gornergrat

O passeio de trem para Gornergrat (3.089 m) é uma atração que não pode faltar no seu roteiro de viagem para Zermatt. O trem de cremalheira mais alto da Europa leva você ao topo da montanha em 33 minutos, passando por belas paisagens ao longo do caminho. Lá em cima, você desfrutará de um visual magnífico dos picos nevados da região, incluindo o Monte Rosa (a montanha mais mais alta da Suíça) e sua enorme geleira, assim como a Breithorn e, claro, a icônica Matterhorn.

Gornergrat próximo a estação de Zermatt, na Suíça
O passeio de trem até Gornergrat é imperdível | Shutterstock

Vá de teleférico até Matterhorn Glacier Paradise

Outro programa turístico popular em Zermatt é o passeio a bordo do Matterhorn Glacier Ride, um dos teleféricos mais incríveis do mundo. O destino final é Klein Matterhorn/Glacier Paradise, a 3.883 m de altitude, onde você encontra uma área de esqui aberta durante todo o ano, até mesmo no verão. O complexo ainda conta com trilhas para caminhadas, restaurante, gruta de gelo e uma plataforma de observação que descortina um panorama 360º das montanhas. 

Matterhorn Glacier Paradise: as melhores vistas de Zermatt e região | Shutterstock

Explore o charmoso centrinho de Zermatt

Com uma mistura de arquitetura alpina tradicional e moderna, o vilarejo de Zermatt te convida a conhecer seus detalhes e encantos em um agradável passeio a pé. A rua principal, Bahnhofstrasse, reúne muitas boutiques, chocolaterias, lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Perto dali, a chamada Old Zermatt (Hinterdorf) é uma atração à parte. O local abriga mais de 30 construções de madeira, típicas da arquitetura do cantão de Valais. As suas casas, celeiros e estábulos foram construídos entre os séculos XVI e XVIII. Uma verdadeira viagem no tempo!

É uma delícia passear sem pressa pelo vilarejo | Shutterstock

Qual a melhor época para visitar Zermatt? 

Para esquiadores, snowboarders e turistas de inverno, a melhor época para viajar para Zermatt é entre o fim de novembro e meados de abril. Graças à elevada altitude, a localidade oferece excelentes condições de neve durante o inverno na Suíça. A temperatura fica em torno de 0°C, mas a previsão do tempo em Zermatt pode registrar até – 8 °C em janeiro.

Já para caminhantes e alpinistas, a melhor época para visitar Zermatt é entre o fim de junho e o início de outubro. A temperatura é agradável, o céu está limpo e a visibilidade se estende por quilômetros ao redor.

Como chegar em Zermatt?

De avião: a maioria dos viajantes chega pelos aeroportos de Zurique ou Genebra. Ao desembarcar, você pode pegar um trem (cerca de 4h de viagem) ou alugar um veículo. Muitos hotéis da cidade de Zermatt também oferecem um serviço de transporte entre os principais aeroportos e o centrinho. 

De carro: como não é possível circular de carro na vila (apenas táxis de hotéis estão autorizados a entrar), é necessário deixar o veículo em um estacionamento em Täsch, a 5 km de distância. Durante a alta temporada (inverno/verão), é possível reservar sua vaga com antecedência no site do estacionamento. Depois, a viagem até Zermatt contínua de trem, que passa a cada 20 minutos.

Agora que você já sabe o que fazer em Zermatt, que tal começar a planejar seu roteiro para as próximas férias de inverno? E não se esqueça de assinar a Newsletter do VNN para receber outras dicas e nossos conteúdos exclusivos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas