Val d’Isère: esqui, diversão e charme nos Alpes Franceses

Compartilhe:

Para quem quer esquiar na França, o vilarejo de Val d’Isère surge como uma excelente opção. Dividida em três áreas principais Val d’Isère Centre, Le Fournet e La Daille a estação esbanja charme e elegância com seu estilo tipicamente alpino, além de oferecer alguns dos melhores terrenos de esqui do mundo, proporcionando diversão e desafio para todos, do iniciante ao expert. Fora das pistas, Val d’Isère proporciona muitas experiências: natureza exuberante, atrativos culturais, boa comida à mesa e muita agitação nos bares e casas noturnas. 

Para inspirar a sua próxima viagem para a neve com a família ou os amigos, preparamos um guia completo sobre Val d’Isère – da estrutura do esqui aos passeios pelos arredores. Confira a seguir!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Esquiar em Val d’Isère é pura adrenalina, seja qual for o seu nível de experiência

Com pistas mundialmente famosas e áreas fora de pista épicas, Val d’Isère merecidamente ganhou a reputação de ser uma das melhores estações de esqui da Europa. E é fácil entender por quê. Junto com a vizinha Tignes forma um domínio esquiável com impressionantes 300 km de pistas preparadas, terrenos de alta altitude e uma excelente cobertura de neve ao longo da temporada. 

A variedade de pistas de esqui é um dos grandes trunfos do destino. Além de ser um paraíso para esquiadores avançados e intermediários, Val d”Isère reúne excelentes áreas para quem nunca esquiou na vida ou tem pouca experiência na modalidade. Existem três áreas designadas para iniciantes: uma no centro da estação, uma em La Daille e outra no topo da área de Solaise.

valdisere
Em Val d'Isère há pistas para todos os níveis de habilidade | Foto: © Val d'Isère

Val d’Isère também oferece uma série de pistas pretas desafiadoras, assim como algumas das melhores áreas fora de pista servidas por teleféricos do mundo. Talvez o desafio de esqui mais conhecido seja a famosa pista La Face, que sediou o downhill olímpico de 1992 e tem quase mil metros de queda vertical entre o topo do Bellevarde até a vila. De fato, é apenas para pessoas com nervos de aço!

Se você é um esquiador freestyle ou praticante de snowboard, há um parque de neve (snowpark) completo na estação. Esteja você acertando seus primeiros 180º ou praticando para os X-Games, há recursos para todos os níveis de habilidades: caixotes, trilhos, rampas, quarter pipes, entre outros obstáculos.

Diversão além do esqui alpino e do snowboard

As atrações de Val d’Isère vão muito além dos esportes de inverno mais tradicionais. Para os fãs de esqui cross country, a região oferece mais de 20 km de trilhas, que cobrem todos os tipos de terrenos, desde encostas de montanhas abertas a zonas de florestas. Para descobrir mais cenários intocados, vale a pena fazer uma caminhada com raquetes de neve na companhia de um guia.

A caminhada com raquetes de neve é uma atividade imperdível em Val d'Isère | Foto: © Val d'Isère

Gosta de esportes de inverno mais radicais? Então não deixe de colocar na sua programação o voo de parapente sobre a imensidão de montanhas cobertas de neve. Sem tirar os esquis dos pés, você consegue ver toda a região do alto. A adrenalina é viciante e é provável que você reserve outro voo logo depois de pousar.

Veja mais ideias de atividades em Val d’Isère:

  • Snowmobile (moto de neve);
  • Mountain Bike na neve (Fat Bike);
  • Voo de ultraleve (ULM);
  • Passeios de trenó;
  • Patinação no gelo;
  • Val Kids, um playground de neve para crianças.

Onde se hospedar em Val d’Isère?

A escolha da acomodação em Val d’Isere é variada em estilos e orçamentos. Vários 5 estrelas foram abertos nos últimos anos, mas se você está procurando por uma boa relação custo-benefício, sem abrir mão de serviços premium, considere o Resort Club Med Val d’Isère, que tem espaços 4Ψ e 5Ψ (o equivalente às estrelas).

Além de acomodações confortáveis, refeições completas, open bar e entretenimento, o pacote All Inclusive do resort engloba todas as facilidades para você experimentar o esqui e outros esportes de inverno, incluindo aulas para todos os níveis com instrutores da ESF, aluguel de equipamentos e o Ski Pass (passe de teleférico para todos os dias das férias). Pegue essa dica!

Parte das instalações do Club Med Val d'Isère | Foto: cortesia Club Med

A gastronomia da região é um dos pontos altos de Val d’Isère

Quem programa uma viagem para esquiar na França sabe que a gastronomia dos Alpes franceses é uma das melhores recompensas após um dia de atividades na neve. Reúna a família ou os amigos e compartilhe um fondue de queijo savoyarde ou uma saborosa raclette, antes de encerrar a refeição com uma tarte aux myrtilles (torta de mirtilos) de sobremesa. A tradicional dose de génépi, uma bebida de inverno digestiva à base de ervas, também nao pode faltar.

Raclette Alpes Franceses
A raclette é um dos pratos que você experimentar durante a sua viagem | Foto: Shutterstock

Val d’Isère tem uma boa seleção de restaurantes de montanha espalhados por sua área de esqui. O Ski Gallery & Fondue Factory e o Le Casserole, por exemplo, são conhecidos pelo menu recheado de delícias da gastronomia local: raclette, tartiflette, croziflette e fondues. Para um ambiente sofisticado e pratos criativos, a melhor escolha é La Table de l’Ours, restaurante condecorado com uma estrela Michelin.

Lugares para curtir o après-ski da estação

Além de suas fantásticas possibilidades de esqui, Val d’Isère é conhecida por reunir algumas das melhores atividades après-ski da França. Uma das principais razões para isso é o La Folie Douce (na foto abaixo), um centro de restaurantes, bares e entretenimento ao vivo onde você pode festejar e se divertir depois de um longo dia nas pistas. Dançar com suas botas de esqui em cima das mesas, aliás, é altamente incentivado. 

Outra boa opção para o pós-esqui é o Cocorico, um bar de música ao vivo que toca de tudo e fica aberto até às 22h. Para prolongar a noite, o clube Dicks Tea Bar é a melhor pedida, com festas animadas, DJ’s e um público mais jovem – jogue-se na pista de dança, mas fique de olho para não perder o esqui na manhã seguinte!

O La Folie Douce é o local mais popular de Val d'Isère para celebrar o après-ski | Foto: © Val d'Isère

História, cultura e compras também fazem parte das atrações de Val d’Isère

Mais que uma estação de esqui na França, Val d’Isère oferece muitos atrativos culturais e históricos. Por isso, durante o dia, além dos esportes e brincadeiras na neve, vale a pena reservar algumas horas para fazer alguns passeios diferentes pelo centro do vilarejo e várias aldeias isoladas que trazem mais charme ao destino.

Você certamente vai se encantar com a igreja barroca de St Bernard de Menthon, construção do século XI, além do circuito das sete capelas e os tradicionais chalés de pedra e madeira com telhados inclinados. Para quem gosta de compras, o centrinho conta com várias lojas de marcas sofisticadas e artigos locais.

O vilarejo de Val d'Isère fica ainda mais charmoso coberto de neve | Foto: © Val d'Isère

Outra dica é de passeio é o Parque Nacional da Vanoise, que fica bem próximo da estação. Criado em 1963, foi o primeiro parque nacional da França e cobre uma vasta área totalmente preservada com uma riqueza de flora e fauna que encanta as famílias, caminhantes e montanhistas.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas