6 teleféricos incríveis pelo mundo

Compartilhe:

Andar em um teleférico turístico é sempre uma experiência inesquecível, que pode ficar ainda mais surpreendente durante uma temporada de férias na neve. Nos destinos de inverno, é comum encontrar variados tipos de meios de elevação – como gôndolas, funiculares, chairlifts e outros – que possibilitam chegar às pistas e alcançar o topo das montanhas para contemplar paisagens magníficas por um ângulo diferente. Para inspirar a sua próxima viagem, preparamos uma lista com alguns dos teleféricos mais incríveis do mundo. Veja só:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Paisagem alpina no Matterhorn Glacier Ride, o teleférico 3S mais alto do mundo

Matterhorn Glaciar Ride

Você certamente já deve ter visto algumas fotos da Matterhorn, uma das paisagens de montanhas com neve mais espetaculares dos Alpes. Ao visitar a região, na divisa da Suíça com a Itália, você vai se encantar ao andar de teleférico, mais especificamente no Matterhorn Glacier Ride, o meio de elevação 3S (três cabos) mais alto do mundo. As gôndolas ligam Zermatt à estação Klein Matterhorn/Glacier Paradise, localizada a mais de 3.800 metros de altitude.

Todas as cabines têm assentos aquecidos e quatro delas contam com a tecnologia “Crystal Ride”, com o exterior revestido de cristais Swarovski. Durante o passeio, você tem uma vista panorâmica de tirar o fôlego: após alguns minutos, uma parte do piso fica transparente e revela um visual incrível da paisagem alpina. O cenário fica ainda mais bonito no período da manhã, quando os raios de sol incidem sobre a neve.

2. Visão em 360° dos Alpes franceses no Vanoise Express, um teleférico incrível de dois andares

Les Arcs e La Plagne são duas das mais famosas estações de esqui na França. Ambas fazem parte do domínio esquiável do Paradiski, nos Alpes franceses, e estão ligadas pelo Vanoise Express, um teleférico de dois andares e duas vias independentes que pode transportar até 2 mil pessoas por hora. Uma placa de vidro transparente no piso inferior proporciona uma visibilidade de 360° dos lendários picos nevados da região.

Na estação de chegada você estará a 1.548 metros de altitude. E, durante o trajeto, de dentro das cabines,é possível contemplar paisagens famosas, como o vale Ponturin, o lendário Mont Blanc e a geleira Bellecôte – cenários naturais que só podem ser vistos desta forma, pois não fazem parte das pistas locais.

3. Emoção e aventura no CabriO Stanserhorn, um teleférico na suíça com teto aberto

Assim como o Vanoise Express, este teleférico na Suíça também tem dois andares, mas com uma diferença: a parte superior fica ao ar livre, sem teto ou vidros ao redor. Você pode andar de teleférico no primeiro piso, que é envidraçado e todo fechado, ou ficar de pé no segundo andar, com o teto aberto e o vento tocando no seu rosto. 

No trajeto, que dura entre 20 e 30 minutos, o visual impressiona. Além dos Alpes suíços e suas montanhas famosas, há lagos icônicos como o de Lucerna e o de Sarnersee, que compõem um cenário magnífico. Chegando ao topo você pode aproveitar para fazer caminhadas, visitar lojas, contemplar a vista do mirante ou conhecer o restaurante giratório com sua autêntica culinária suíça e alpina.

4. O teleférico de Leissières, na França, é uma montanha-russa de emoções

Teleférico em Val d'Isére

Para quem gosta de atividades com um pouco mais de adrenalina, o teleférico de  cadeirinhas de Leissières é o passeio ideal. Frequentemente comparado com uma montanha-russa, esse meio de elevação liga o Passo de Iseran à área de Solaise e conta com uma descida emocionante, depois de passar pelo cume rochoso de Leissières, a quase 3 mil metros de altitude.

O teleférico de Leissières é uma das experiências imperdíveis da estação francesa de Val d’Isère que, ao lado de Tignes, forma um dos maiores domínios esquiáveis do mundo. Localizado a 1850 metros acima do nível do mar, o destino já foi palco de algumas das maiores competições esportivas na neve, incluindo provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992, e os eventos anuais da Copa do Mundo de Esqui Alpino.

5. A vista do rio St. Lawrence é o destaque do passeio de teleférico em Le Massif de Charlevoix

Teleférico Le Massif

Durante suas férias na estação Le Massif de Charlevoix, perto da cidade de Quebec, no Canadá, o teleférico de gôndolas Le Transit é uma das atrações imperdíveis do local. Além de ser uma forma de deslocamento entre as variadas pistas, o passeio descortina uma vista fantástica das paisagens naturais da região (listada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO), com destaque para o impactante visual do rio St. Lawrence.

A estação pode ser visitada em qualquer época do ano. No inverno, a neve cobre todas as montanhas e deixa as paisagens congeladas. E, a cada mês, o cenário vai mudando, sempre de forma surpreendente. Vale a pena conhecer!

6. Mont Blanc: teleférico Aiguille du Midi é a melhor forma de admirar o famoso pico dos Alpes franceses

Para fechar a lista de teleféricos famosos nos principais destinos de inverno do mundo não poderia faltar o meio de elevação que permite você contemplar o imponente Mont Blanc, o segundo pico mais alto da Europa e o mais conhecido da região alpina.

Do centro de Chamonix, a estação mais próxima, sai o passeio no teleférico Aiguille du Midi, que vai te surpreender. Ele chega a 3.842 metros de altitude, deixando você cara a cara com este verdadeiro monumento natural que é o Mont Blanc. Você também consegue ver toda a vila de Chamonix e outros picos nevados dos Alpes.

Gostou da nossa lista de teleféricos incríveis? Você pode conhecer muitos deles por meio do ski pass, um passe de teleférico que dá fácil acesso aos meios de elevação das estações de esqui. E fique de olho: essa facilidade está incluída nos pacotes All Inclusive dos melhores resorts de esqui, o que garante uma experiência de viagem ainda mais completa na sua viagem para a neve. Aproveite!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas