Roupas para neve: como se vestir nos destinos de inverno?

Compartilhe:

Uma das primeiras preocupações de quem planeja curtir os destinos de inverno é definir as roupas para neve que devem ser levadas na mala de viagem. À princípio, a tendência é exagerar, mas existem diversos critérios para montar o combo perfeito de roupas para usar na neve. Para isso, é preciso pesquisar bastante para saber quais peças são indispensáveis para aproveitar as férias com conforto. Quer saber sobre tudo isso aqui e agora? Então se liga e veja o que vestir na neve no guia completo que preparamos a seguir!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Escolha suas roupas para neve pensando nos diferentes momentos das férias

Para começar, deve-se ter em mente que os destinos de inverno oferecem diversos momentos, o que significa que você precisa colocar na mala de viagem peças para as mais diferentes ocasiões. Mesmo que seu objetivo principal seja praticar os tradicionais esportes de neve, você também vai precisar de roupas de neve para outras atividades, como saídas para restaurantes, excursões, caminhadas, etc. Os trajes para situações casuais e esportivas são compostos por diferentes combinações de peças.

Roupas neve
Uma viagem para a neve envolve diferentes tipos de atividades| Foto: Shutterstock

Sistema de camadas é importante para se aquecer nos destinos de neve

Mas afinal, o que vestir na neve? Como o que está em questão são passeios em locais de frio elevado, é fundamental levar peças de roupa capazes de cobrir toda a extensão do corpo, em especial as extremidades como mãos, pés e cabeça.  Pensando nos esportes de inverno e nos momentos de atividades além do esqui, a melhor aposta são as roupas de frio para neve montadas em um sistema de camadas. Veja só:

Primeira camada: corresponde à segunda pele térmica, conhecida também como roupa térmica para neve. Feita especificamente para te proteger do frio, essa vestimenta se ajusta ao formato do seu corpo e tem a função de absorver e remover o suor, afastando a umidade da pele.

Segunda camada: por cima da segunda pele entram roupas tradicionais mais quentinhas, como blusas de lã, crochê, tricô ou fleece.

Terceira camada: a última camada deve ser composta pelas peças mais pesadas, como calça e casaco para neve. Esses são os itens que irão te proteger do clima externo com mais eficácia. 

Família na neve
Montar o look em camadas garante férias divertidas e confortáveis | Foto: Shutterstock

As roupas devem se adaptar às atividades do seu dia na neve

Já deu para perceber que não é muito complicado saber como se vestir na neve, certo? Com o sistema de camadas você tem toda a liberdade para variar entre situações distintas durante a viagem. Locais fechados, como bares e restaurantes, costumam ter aquecimento, então nem sempre você vai precisar ficar com um casaco mais pesado, por exemplo. Por isso, é interessante ter sempre no corpo uma blusa para usar na neve feita com um tecido leve mais quentinho. Quando você decidir ir para o lado de fora, basta colocar o seu casaco de volta.

Pretende esquiar? O sistema de camadas também é a melhor recomendação para a prática de esportes na neve. Nesse contexto, o objetivo é manter o corpo aquecido o máximo possível durante a atividade. Quando você se veste com várias camadas finas, uma por cima da outra, isso permite que o ar quente fique mais próximo da pele. Sendo assim, também são necessárias três camadas de roupas para esquiar: base, intermediária e externa. Esta última deve contar com calça e jaqueta de esqui resistentes à água e ao vento.

As roupas esportivas para neve também devem contar com peças mais técnicas | Foto: Shutterstock

Checklist de roupas de neve: veja o que levar

Além das roupas para neve principais, como a calça e a jaqueta, os acessórios são importantíssimos para você curtir suas férias de inverno com conforto e segurança. Confira, a seguir, os itens que não podem ficar de fora da bagagem:

  • Casaco para neve impermeável;
  • Segunda pele térmica (superior e inferior);
  • Blusa para neve/suéteres;
  • Calça para neve;
  • Cachecol;
  • Luva para neve;
  • Protetor de orelha;
  • Sapato para neve/bota para neve;
  • Meia térmica para neve;
  • Óculos para neve;
  • Gorro/chapéu;
  • Roupas de baixo;
  • Pijama quentinho.

Por mais que os lugares com neve se destaquem pelo frio intenso, nem sempre você precisará usar roupas mais grossas, pesadas e volumosas. Como já foi dito anteriormente, em diversas ocasiões você estará em locais com aquecimento que pedem um look mais leve. Alguns destinos de neve, inclusive, são bastante ensolarados ao longo do inverno. O importante é você ficar à vontade com o que está vestindo e aproveitar o seu passeio ao máximo!

E para as crianças, qual roupa infantil para neve levar?

Se você tem filhos e pretende curtir as férias na neve com crianças, deve ter uma preocupação a mais com a vestimenta dos pequenos. A sorte é que a roupa de neve infantil segue a mesma lógica da roupa dos adultos. Comece com uma boa segunda pele e, em seguida, misture e combine com outras camadas para se adaptar às condições climáticas. Certifique-se de que a roupa seja grande o suficiente para acomodar quantas camadas forem necessárias.

E não se esqueça dos acessórios: a cabeça, as mãos e os pés das crianças ficam frios rapidamente, então certifique-se de levar um gorro quentinho, luvas, meias grossas, protetor de orelha, cachecol, além de botas para neve apropriadas.

As crianças precisam ficar bem quentinhas para curtir as férias ao máximo | Foto: Shutterstock

Alugar ou comprar roupa de neve?

Uma dúvida pertinente que sempre surge em relação ao que vestir nas férias de inverno é se vale mais a pena alugar ou comprar roupa de neve. A resposta não é tão simples, pois depende de vários fatores envolvidos. Se você considerar, por exemplo, que as peças de roupa disponíveis para alugar nem sempre se adaptarão ao seu gosto, ou que você poderá pagar multa caso danifique algum item alugado, então talvez seja melhor comprar do que alugar. 

Por outro lado, se você vai usar a peça de roupa pouquíssimas vezes ao longo da vida ou percebeu que esqueceu uma peça específica ao chegar no destino, o aluguel pode ser uma ótima solução. Em situações pontuais como essa, a possibilidade de alugar roupas para neve em lojas especializadas agrega bastante.

Nos principais destinos de neve há lojas para compra e aluguel de roupas, especialmente jaquetas mais resistentes | Foto: Shutterstock

Opte pelo aluguel itens de esportes na neve

Quanto aos itens específicos para esquiar ou praticar outros esportes na neve, pode-se dizer que o ideal mesmo é alugar. Primeiro, porque o risco de comprar algo errado aqui no Brasil é grande, especialmente se você é inexperiente no assunto. Além disso, os equipamentos são bem mais caros. Os melhores resorts de neve, especialmente os de rede internacional, dispõem de lojas com profissionais competentes para indicar os melhores itens, de acordo com seu gosto, estilo, tamanho, peso, habilidade no esporte em questão, etc. Aproveite!

E aí, curtiu as dicas apresentadas aqui? Então não dê bobeira e siga tudo o que foi explicado para garantir a melhor experiência possível nas suas próximas férias de inverno. Manda ver no planejamento e nos vemos na neve!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas