Por que os passes de teleférico são tão caros?

Compartilhe:

Quem organiza uma viagem para a neve, pode acabar se surpreendendo com o preço elevado do Ski Pass, o passe de teleférico das estações de esqui. Os valores nas alturas geralmente são justificados por uma série de motivos, como o custo para administrar estâncias modernas e as mudanças climáticas, que acabam gerando temporadas de esqui mais curtas e, portanto, diminuindo as margens de lucro.

Apesar disso, é completamente possível conhecer os cenários alpinos e se divertir nas montanhas sem comprometer o seu orçamento. Descubra, a seguir, os motivos do Ski Pass estar tão caro ultimamente e algumas dicas valiosas para você economizar com o passe de teleférico nas suas próximas férias!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

O que é exatamente o Ski Pass?

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com uma viagem de esqui, o Ski Pass é um bilhete físico ou cartão eletrônico que te dá acesso aos meios de elevação de um destino de neve. Mas como esse passe de teleférico funciona? Basicamente você precisa passá-lo em algum tipo de barreira, como catracas com scanner, para evitar as temidas filas e ganhar acesso às pistas e áreas de lazer de uma estação de esqui.

Dependendo do domínio de esqui, é possível usar o Ski Pass para transitar por diferentes estações. Normalmente, o bilhete é anexado ao seu equipamento de esqui e os passes podem ser adquiridos para o dia ou a semana. Tenha em mente que comprar passes de esqui diários quase sempre sai mais caro.

Teleférico
Tenha sempre o Ski Pass em mãos para evitar filas | Foto: Shutterstock

O que justifica os valores cobrados pelos passes de teleférico?

◉ As estações de esqui devem te oferecer a melhor experiência possível, garantindo férias na neve divertidas e seguras. Portanto, diversas despesas são geradas pelo planejamento, gerenciamento e manutenção de uma área esquiável. Apesar de sua longa vida útil, a instalação de um teleférico pode custar mais de 10 milhões de dólares. Sem falar dos custos de operação, com seguro, energia, manutenção e funcionários.

◉ Com as mudanças climáticas, as temporadas de neve estão ficando cada vez mais curtas, diminuindo o período de funcionamento de algumas estações de esqui. Consequentemente, aumentou a necessidade de produzir neve artificial para garantir locais em boas condições. Para isso, as estações precisam de máquinas modernas, gerando novos gastos com energia elétrica, seguro para instalação e equipamentos auxiliares, como plataformas e torres.

◉ Popularidade: uma das razões pelas quais os bilhetes de teleférico são tão caros é a demanda, que vem aumentando bastante nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão viajando para as estâncias de inverno, seja para esquiar, praticar snowboard ou se divertir com outras atividades além do esqui. Existe uma regra simples na era atual que diz que qualquer coisa que está sendo demandada será comprada, não importa o preço. O mesmo acontece com o esqui!

Os custos de operação elevam os preços dos passes de teleférico | Shutterstock

4 dicas para economizar na compra do seu Ski Pass

Os passes diários podem chegar a  209 dólares em Vail, Estados Unidos, e 66 euros em Courchevel, nos Alpes franceses. Entretanto, há algumas formas de economizar na compra do seu Ski Pass. Veja as dicas:

1) Na hora de escolher a sua hospedagem, dê preferência aos resorts All Inclusive de redes internacionais, como o Club Med. Além de inúmeras facilidades e serviços, os pacotes já englobam o Ski Pass para todos os membros do seu grupo e para todos os dias da sua viagem.  Ele é entregue no momento da sua chegada. 

2) Caso você queira comprar o Ski Pass por conta própria, opte por adquiri-lo online e com antecedência, por meio de operadoras de turismo. Olhar o preço dos passes com antecedência também significa que você terá mais tempo para procurar a opção mais econômica para você, então vale a pena!

3) As estações de esqui oferecem opções de passes com base na duração da viagem, geralmente diários, semanais, quinzenais ou de temporada, que valem durante todo o inverno. Nesse caso, quanto mais dias, maior o desconto. 

4) No caso de uma viagem para a neve em grupo, saiba que muitos destinos de esqui oferecem passes familiares com desconto. Idosos geralmente pagam menos.

Gostou das dicas? Então pegue mais uma: assine a nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre as estações de esqui, passes de teleférico e outros assuntos relacionados ao universo da neve!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas