O que é esqui cross country? Conheça as características do esporte

Compartilhe:

Você já ouviu falar do esqui cross country? Quando se trata de esportes na neve, as primeiras modalidades que vêm à cabeça são o snowboard e o esqui alpino, certo? Mas o esqui cross country, também conhecido como “maratona na neve”, é outro esporte amplamente praticado nos principais destinos de esqui do mundo, tanto por iniciantes como por profissionais experientes que estão em busca de diversão, desafios e paisagens espetaculares.

A seguir, saiba mais sobre o esqui cross country – história, regras, técnicas e equipamentos – para você se inspirar e incluir esse esporte de inverno emocionante nas suas próximas férias na neve! 

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

O esqui cross country é um dos esportes de neve mais desafiadores

O esqui cross country é, talvez, o mais exigente dos principais esportes de inverno. Nele, o que conta mesmo é a resistência física, pois o objetivo é percorrer grandes espaços planos com os esquis impulsionados por bastões. No ski cross country, como também é conhecido, a distância dos circuitos pode variar de 2 a 50 km, com subidas, descidas e terrenos irregulares pelo caminho. 

Apesar de desafiador, esse tipo de esporte de inverno é para todos. As principais estações de esqui e resorts de neve oferecem aulas com instrutores qualificados, que ensinam os primeiros passos da modalidade para os novatos e dão dicas valiosas para os esportistas mais avançados aperfeiçoarem as suas técnicas. 

O esqui cross country pode ser praticado nas principais estações de esqui, em grupo ou individualmente | Foto: Shutterstock

História do esqui cross country: esporte de inverno surgiu na Noruega e foi a primeira forma de praticar esqui

O esqui cross country é a forma mais antiga de praticar esqui. Ele tem origem na Escandinávia e surgiu da necessidade de se locomover por longos trajetos cobertos por neve. Os primeiros registros do esporte datam do século 18, com militares da Noruega. Mas foi só em 1842 que o esqui, com suas diferentes modalidades, se tornou um esporte.

Nas Olímpiadas de Inverno, o evento masculino de esqui cross country apareceu pela primeira vez em 1924, nos Jogos de Chamonix, na França. A versão feminina só passou a ser disputada nas Olimpíadas em 1952, em Oslo, na Noruega. Historicamente, o esporte é dominado por atletas de países do norte da Europa, como Suécia, Finlândia e a própria Noruega.

Esqui cross country: regras e técnicas para dominar o esporte

No esqui cross country, os atletas percorrem distâncias sob duas técnicas diferentes: a clássica e o skating (também conhecido como estilo livre/freestyle). Na primeira, o esquiador desliza pela neve com os esquis paralelos, em um movimento muito semelhante à caminhada. Já na segunda, mais complexa e veloz em relação ao estilo clássico, o atleta empurra o esqui para trás e para fora, em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Nas competições oficiais, as técnicas de esqui cross country não são exclusivas de nenhuma prova ou distância. Nas Olimpíadas de Sochi de 2014, por exemplo, a largada em massa masculina de 50 km foi disputada em estilo livre, enquanto em PyeongChang, quatro anos depois, a FIS (Federação Internacional de Esqui) escolheu a técnica clássica para a mesma prova. Há algumas disputas, no entanto, em que as duas técnicas devem ser combinadas.

Cross Country - Skating
Uma homem e uma mulher utilizando a técnica "skating" do esqui cross country | Foto: Shutterstock

As regras também variam de prova para prova. No geral, os esportistas não podem atrapalhar a passagem de outro competidor mais veloz, queimar a largada e mudar de pista repentinamente, especialmente em colinas. Se um atleta receber duas punições em uma única corrida (cartões amarelos), ele será imediatamente desqualificado do evento. 

Modalidades do esqui cross country incluem provas de velocidade e longa distância

O esqui cross country é dividido em duas disciplinas: “Distance” (DI), com provas de longa distância e circuitos de 2 a 50 km, e “Sprint” (SP), de curta distância e circuitos de até 2 km. Nas provas de longa distância, os atletas devem competir individualmente (contra o relógio) ou entre si. Já nas provas de velocidade, os atletas precisam participar de baterias eliminatórias de curta distância até chegar à etapa final. 

Nos últimos Jogos Olímpicos de Inverno (2018), em PyeongChang, na Coreia do Sul, foram doze provas diferentes de esqui cross country. incluindo velocidade individual (masculino e feminino), velocidade por equipes (feminino e masculino), perseguição combinada 7,5 km + 7,5 km (feminino), perseguição combinada 15 km + 15 km (masculino), largada em massa – 50 km (masculino) e largada em massa – 30 km (feminino). 

esqui cross country largada em massa
Prova de largada em massa feminina nos Jogos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul (2018) | Foto: Shutterstock

Equipamentos necessários para praticar esqui cross country 

Como todos os esportes praticados na neve, o esqui cross country também tem equipamentos específicos. Além dos esquis, que podem variar de acordo com a condição da neve, terreno e características físicas do esquiador, é necessário utilizar bastões (de grafite e kevlar) e as fixações de esqui (ligações).

As botas devem ser escolhidas conforme a técnica utilizada. No estilo clássico, a bota costuma ser mais flexível para oferecer uma melhor mobilidade para o tornozelo, enquanto no estilo livre é interessante que a bota tenha controle lateral e sola rígida. Já a roupa esportiva deve ser de lycra, bem ajustada e leve, para possibilitar a movimentação do corpo e aquecer.

Ficou com vontade de praticar o esqui cross country? A boa notícia é que muitas estações de esqui oferecem a modalidade para você experimentar. Para incentivar a prática, os principais resorts de neve disponibilizam equipamentos de esqui cross country para alugar, além de aulas para todos os níveis de habilidade. É uma oportunidade e tanto para você incluir mais um esporte de inverno divertido na sua programação de férias!

Não se esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos sobre férias na neve, incluindo os esportes de inverno mais populares das estações de esqui ao redor do mundo.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas