9 motivos para conhecer St. Moritz no inverno

Compartilhe:

St. Moritz, berço dos esportes de inverno no mundo, é um dos destinos mais procurados para esquiar na Suíça. Localizada a 1750 metros de altitude, perto da fronteira com a Itália, a famosa estação já foi palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno. Mas nem só de esportes na neve vive este destino. A charmosa estância recebe você com uma excelente gastronomia, muitas lojas, eventos culturais, entre outras atrações imperdíveis. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena viajar para St. Moritz, confira abaixo 9 motivos que vão te convencer!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. A estação de St. Moritz fica ainda mais mágica durante o inverno

Conhecida por ser uma pequena e charmosa estação de esqui na Suíça e um dos vilarejos de inverno mais bonitos do mundo, St. Moritz, no passado, era um destino procurado especialmente nos períodos mais quentes. Mas tudo mudou há mais de 150 anos, quando um hoteleiro fez uma aposta com seus hóspedes no verão garantindo que, mesmo no inverno, os dias ficavam agradáveis e era possível até mesmo abrir mão das roupas pesadas. A partir daí, os turistas começaram a descobrir as maravilhas do inverno em St. Moritz. Nessa época, a cidade fica ainda mais mágica e, mesmo com as temperaturas baixas, há a presença constante do sol.

St. Moritz no inverno
A popularidade do inverno de St. Moritz começou com uma aposta | Foto: Shutterstock

2. Onde esquiar na Suíça? St. Moritz é referência em esportes de inverno no mundo

Não há como falar de St. Moritz sem citar os esportes que podem ser praticados na neve. Embora o esqui alpino seja o mais conhecido e procurado, você pode experimentar muitas outras modalidades de inverno , como críquete, patinação no gelo, snowboard, caminhada com raquetes na neve, escalada no gelo, esqui cross country, entre outras. 

3. A famosa estação de esqui na Suíça tem muitas belezas naturais entre as montanhas de neve

Os cenários naturais de St. Moritz estão, sem dúvidas, entre as mais belas paisagens de inverno do mundo, o que garante uma experiência surpreendente nas montanhas. Você certamente vai se encantar com o famoso lago de St. Moritz, além de florestas, trilhas e mirantes com vista para os picos nevados. Embora as temperaturas baixas sejam predominantes em todas as estações, é comum ter dias de sol e céu azul durante boa parte do ano, o que deixa tudo ainda mais fotogênico.

Lago de St. Moritz
Lago de St. Moritz conglado com as montanhas nevadas em segundo plano | Foto: Shutterstock

4. A vida noturna em St. Moritz é mais agitada no inverno

Em St Moritz, o que fazer à noite? Aqui vai uma sugestão: depois de um dia de aventuras na neve, aproveite para saborear um fondue acompanhado de um bom vinho no seu resort e, depois, prolongue a noite com programas mais agitados. Há bares e restaurantes de diferentes estilos e para todos os gostos, além de clubes noturnos para dançar, festas exclusivas e o luxuoso cassino, onde você pode testar a sorte e ganhar alguns francos suíços.

5. Há uma variedade de eventos relacionados ou não ao esqui

Considerada uma das estações de esqui mais luxuosas da Europa, St. Moritz também é famosa pelos eventos que acontecem ao longo do ano. Durante o verão uma das atrações principais é o Festival de Jazz. Já no inverno, que corresponde à alta temporada, os destaques são os eventos esportivos, como a Maratona de Esqui, a Copa do Mundo de Polo na Neve e o White Turf – uma curiosa corrida de cavalos (skikjöring) sobre um lago congelado.

O White Turf é o principal evento esportivo de St. Moritz | Foto: Shutterstock

6. Os atrativos culturais de St. Moritz enriquecem as suas férias na neve

Quando você estiver em St. Moritz não deixe de visitar o Museu Gandini, que mostra um pouco dos costumes e tradições locais. E inclua no seu roteiro também o Museu Segantini, que exibe uma bela coleção de obras do artista italiano Giovanni Segantini. Também vale conhecer as catedrais e ruínas de Chur ou Coire, a cidade mais antiga da Suíça, que pode ser facilmente visitada em um passeio bate e volta. 

7. St. Moritz é um destino que recebe visitantes ilustres

Já imaginou cruzar com uma estrela internacional durante a sua viagem para a neve? Não é de hoje que St. Moritz atrai ricos e famosos. Desde que despontou como destino da Suíça no inverno e centro do turismo na região, começou a ser a escolha de membros da realeza e celebridades para passar as férias. Entre os nomes que já circularam por lá ao longo dos anos estão o ator Robert de Niro, as top models Claudia Schiffer e Kate Moss, além do cineasta Alfred Hitchcock.

As ruas de St. Moritz já receberam várias celebridades | Foto: Shutterstock

8. Hotéis e resorts de St. Moritz oferecem uma experiência única

Há vários tipos de hospedagem em St. Moritz, mas uma boa dica é optar pelos resorts All Inclusive, que oferecem mais comodidade para você aproveitar as suas férias sem preocupações. Além de aulas de esportes na neve e aluguel de equipamentos, os melhores resorts oferecem serviços diferenciados que vão muito além do esqui: restaurantes com boa gastronomia, spa com tratamentos exclusivos, eventos, supervisão infantil e muito mais.

9. St. Moritz tem uma localização privilegiada na Europa

Uma das vantagens para quem viaja à Europa e escolhe conhecer St. Moritz é a proximidade com outros países como Itália, Áustria e Alemanha. Saber onde fica St. Moritz facilita nos deslocamentos caso você esteja com a ideia de passar o inverno na Suíça e seguir para outros destinos vizinhos na mesma viagem. A localização estratégica de St. Moritz também é ótima para conhecer outros destinos suíços. O passeio de trem entre Zermatt e St. Moritz, por exemplo, é imperdível. 

Todos esses motivos para conhecer St. Moritz certamente deixarão a sua experiência de viagem ainda mais completa. Agora é só começar a se planejar e fazer suas reservas para aproveitar dias inesquecíveis na neve – em família, a dois ou entre os melhores amigos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas