Meios de elevação: saiba a diferença entre teleféricos, gôndolas, funiculares e outros tipos de transporte

Compartilhe:

Teleféricos de superfície, gôndolas, chairlifts, funiculares… Você sabia que existem diferentes meios de elevação em uma estação de esqui? Com eles, é possível acessar topos de montanhas, mirantes e pistas sem perder muito tempo. De quebra, você economiza energia para poder esquiar, praticar snowboard e experimentar outros esportes de inverno emocionantes. 

Dependendo do lugar, há diferentes tipos de teleféricos em uso. Pensando nisso, preparamos um guia prático com os principais meios de elevação para que você possa se familiarizar com o tema antes de se aventurar nas pistas. Confira!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Teleféricos de superfície: chegue mais longe sem sair do solo!

Também conhecidos como teleski ou surface lift, os teleféricos de superfície são sistemas de transporte usados ​​especificamente em pistas para iniciantes ou trechos mais curtos. Com eles, você não precisa sair do solo, muito menos retirar o esqui ou a prancha de snowboard dos pés. Basta colocar o assento entre as pernas e segurar a alça ou barra enquanto o teleférico arrasta você para o topo da encosta.

T-bar e J-bar são os tipos de teleféricos de superfície mais conhecidos. Os nomes são uma referência à forma e funcionamento dos seus assentos. No T-Bar, uma barra em formato de “T” acomoda até duas pessoas, enquanto na J-Bar, em formato de “J”, apenas uma pessoa pode ser transportada. Há ainda o Poma, com assento em formato de disco, e o magic carpet, uma esteira rolante que vem substituindo os cabos de reboque em muitas áreas de esqui para iniciantes.

Os teleféricos de superfície transportam os passageiros em trechos mais curtos da montanha | Shutterstock

2. Gôndolas: cabine fechada e vista panorâmica para as montanhas nevadas

Ao contrário dos meios de elevação na superfície, o teleférico de gôndola é uma cabine fechada que transporta os usuários por meio de cabos de aço suspensos. Você entra na gôndola em um ponto da estação de esqui e desembarca em outro, carregando o seu equipamento de esqui ou snowboard em suportes especialmente projetados para isso.

As gôndolas costumam carregar de seis a 15 pessoas, mas também há modelos menores e outros maiores. Por ser um meio de transporte suspenso, esse tipo de teleférico é perfeito para fazer um passeio em grupo – com a família ou os amigos –  e aproveitar a vista panorâmica das montanhas de neve, sem se preocupar com o vento e o clima!

As gôndolas descortinam uma belíssima vista panorâmica das montanhas durante o trajeto Shutterstock

3. Chairlift: tradicional teleférico de cadeirinha é um meio de elevação popular nas estações de esqui

Outro meio de elevação muito comum nas estações de esqui é a chairlift: as famosas cadeirinhas suspensas por cabos de aço que ficam subindo e descendo as montanhas cobertas de neve. Elas podem levar entre dois e oito passageiros ao mesmo tempo e geralmente têm uma única velocidade, o que significa que você precisa ser rápido ao entrar e sair!

Como ficam rodando em looping entre diferentes pontos das estações de esqui, as chairlifts podem transportar até quatro mil pessoas por hora. Para quem quer uma experiência tradicional na neve, esse tipo de teleférico é uma boa opção para fazer a clássica selfie com as montanhas em segundo plano.

Teleférico de cadeirinha (chairlift), um dos meios de elevação mais populares das estações de esqui | Shutterstock

4. Funiculares: veículos ferroviários percorrem seções inclinadas das montanhas

Os funiculares são como trens que percorrem rotas curtas das montanhas por meio de trilhos. De modo geral, há apenas dois vagões funiculares na mesma pista: um subindo, o outro descendo. Por esse motivo, a espera por um teleférico funicular pode ser um pouco mais longa em relação aos outros meios de elevação – embora o veículo tenha capacidade para transportar muito mais pessoas. Em alguns lugares do mundo, os funiculares passam por passagens subterrâneas no interior das montanhas, como o Sunnegga em Zermatt, na Suíça.

Funicular
Os funiculares têm capacidade para transportar um grande número de pessoas | Shutterstock

Teleféricos famosos: Matterhorn Glacier Ride e Vanoise Express

Agora que você já conheceu os principais tipos de teleféricos das estações de esqui, que tal reservar logo a sua viagem para a neve? Não deixe de colocar no roteiro duas experiências imperdíveis: o Matterhorn Glacier Ride – o teleférico 3S mais alto do mundo -, que liga a estação Trockener Steg ao lendário Matterhorn, na Suíça; e o Vanoise Express, um teleférico de dois andares que liga duas famosas estações de esqui da França: Les Arcs e La Plagne.

Dica extra: na hora de planejar a sua viagem para a neve, vale a pena verificar se o pacote de férias já inclui o ski pass entre as facilidades. Com ele, você tem acesso rápido aos meios de elevação, evitando assim as filas tão comuns da alta temporada. No fim, sobra muito mais tempo para você se divertir nas pistas!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas