Meias de ski: como escolher o melhor modelo?

Compartilhe:

Para esquiar com todo conforto e segurança, é fundamental escolher as melhores roupas e acessórios, e isso inclui as indispensáveis meias de ski e snowboard. À primeira vista pode parecer um mero detalhe, mas as meias esportivas contribuem para uma boa performance nas pistas – desde evitar a tão desagradável sensação de pés gelados até garantir um amortecimento de impacto eficaz na neve. 

Portanto, vale a pena investir em meias para esquiar com características específicas que as diferenciam ds meias de frio convencionais. Para te ajudar a escolher o melhor modelo da meia de ski, listamos abaixo algumas dicas valiosas sobre o assunto. Acompanhe!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Comece escolhendo as meias de ski pelo tipo de tecido

Na hora de escolher a meia de ski ideal, considere primeiramente o tipo de tecido e sua capacidade de absorção. É muito importante que o material facilite a dispersão da umidade e do suor, pois uma meia encharcada é sinônimo de pés molhados e congelantes; algo que você deve evitar a todo custo. 

Uma excelente opção são as meias feitas com materiais sintéticos, como nylon e poliéster, que absorvem menos umidade, retêm o calor e secam com muita facilidade. A maioria dos sintéticos também vem com um revestimento antimicrobiano para o controle de odores.

Alguns modelos de meia de ski | Foto: Shutterstock

Você também pode optar pelas meias de lã merino, que são sempre as favoritas devido ao grande calor da lã e às propriedades naturais de absorção de umidade e resistência a odores. A desvantagem, no entanto, é que elas são bem mais caras que as meias de material sintético.

Fique de olho: apesar de ser confortável e estar sempre presente em uma mala de viagem para a neve, a meia para frio de algodão é a menos recomendada para a prática do ski, já que absorve muito suor e demora para secar, deixando seus pés frios e molhados dentro da bota. Fuja disso!

Atenção também à espessura da meia para ski

Quando buscamos meias quentes para neve, é comum pensar em meias mais grossas, mas nem sempre essa é a melhor escolha para praticar ski e snowboard. Assim como acontece com outras extremidades do corpo, seus pés precisam de um fluxo sanguíneo adequado para manter o calor. E as meias de ski muito grossas podem restringir a circulação sanguínea – especialmente quando combinadas com botas mais justas. 

Hoje em dia, há boas opções de meias para ski finas e tecnológicas, como as meias de compressão esportiva, que aumentam o fluxo de sangue e oxigênio dos pés. Elas ainda dão suporte aos músculos para reduzir o cansaço muscular e o risco de lesões.

Meias finas de esqui
Para esquiar e praticar snowboard, as meias mais finas são as mais indicadas | Foto: Shutterstock

Ao escolher sua meia de ski, avalie o nível de amortecimento desejado

Outro fator que merece sua atenção na hora de escolher uma meia para praticar esportes de neve durante as férias é o nível de  amortecimento. Algumas meias possuem as partes dianteira e traseira almofadadas para absorver os impactos e proteger a área dos dedos e calcanhares. Já outras vêm com uma parte acolchoada na canela, para evitar que a perna bata ou roce na frente da bota de ski. 

Apesar disso, alguns esquiadores e snowboarders preferem meias sem nenhum tipo de amortecimento. Muitas vezes as botas têm um ajuste muito apertado e as meias mais finas são uma boa opção para sentir o terreno e o tipo de neve sob os pés.

As meias devem ser mais altas que as botas e ter um bom ajuste

O comprimento das meias para ski é outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da compra. Elas devem ficar mais altas que as botas para que seja possível proteger seus tornozelos – e até mesmo os joelhos – do atrito entre a pele e o calçado.

Em relação ao ajuste, as meias de ski e snowboard devem caber perfeitamente. Não podem ficar muito apertadas e prejudicar a circulação, nem muito largas a ponto de se amontoar e causar bolhas de fricção. Em resumo, é necessário chegar a um ajuste confortável, com espaço para você conseguir mexer os dedos e movimentar os pés.

Bota de ski
Ao calçar as suas botas de ski, é bom verificar se o ajuste com as meias está adequado | Foto: Shutterstock

Compre ou alugue meias técnicas, acessórios e equipamentos no seu resort

Você não precisa se preocupar em comprar meias de ski e outros itens para neve aqui no Brasil. As próprias estações de ski e os melhores resorts de redes internacionais contam com lojas que vendem e alugam os principais equipamentos para esquiar. Essas ski shops têm tudo o que você precisa para se aventurar nas pistas: de diferentes modelos de skis e pranchas de snowboard até câmeras, protetores de punho e, claro, as meias técnicas. Aproveite essa facilidade!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas