Os 10 lugares mais estranhos do mundo para esquiar

Compartilhe:

Para muitos fãs do esqui, conhecer destinos variados para praticar o esporte é uma meta de vida. Até mesmo os lugares mais estranhos do mundo entram na lista de possibilidades para esquiar. O mais legal de visitar locais alternativos, fora do convencional, é a oportunidade de sair da zona de conforto e encarar grandes desafios.

Você é fã de esportes radicais e pretende conhecer destinos inusitados para se aventurar no esqui? Então confira abaixo alguns lugares estranhos pelo mundo que provavelmente nunca estiveram no seu radar!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1) É possível esquiar em um vulcão extinto no Havaí

Apesar de ser um destino famoso pelas praias ensolaradas, o Havaí também oferece possibilidades para os esquiadores. O vulcão extinto Mauna Kea, o ponto culminante do arquipélago, pode não ter teleféricos e pistas sinalizadas, mas, como está a 4.205 metros de altitude, recebe ocasionalmente nevascas entre dezembro e fevereiro. Dessa forma, torna-se um belo cenário para a prática de esportes de inverno, como o esqui e o snowboard. O après-ski, claro, é na praia!

Mauna Kea está entre os lugares mais estranhos do mundo para esquiar
Mauna Kea, no Havaí | Shutterstock

2) A Coreia da Norte está entre os lugares mais estranhos do mundo para esquiar na neve

Por ser um território bastante complicado e hostil para se visitar, a Coreia do Norte também está entre os lugares mais estranhos do mundo para esquiar e praticar outros esportes na neve. Embora não seja a única estação de esqui do país asiático, Masikryong é a única autorizada a receber grupos de turistas (sim, há tours saindo de países vizinhos). Além das pistas de esqui limitadas, o local conta com pista de patinação no gelo, piscina, entre outras instalações.

Masikryong Ski Resort | Uri Tours (uritours.com) sob CC BY-SA 2.0 disponível em Wikimedia Commons

3) Mais um vulcão na lista de destinos de esqui estranhos: o Monte Etna

Conhecer a região da Sicília, na Itália, proporciona experiências únicas de viagem. Mas esquiar em um vulcão ativo que libera fumaça de sua cratera central certamente é algo que só está nos planos dos mais aventureiros. Nas encostas do Monte Etna há duas pequenas estações de esqui: Linguaglossa, no lado norte, e Nicolosi, na parte sul. Juntas, somam 17 km de pistas para você se aventurar sob a presença do vulcão.

Esqui no Etna
Esqui no Monte Etna | Shutterstock

4) Dá para se aventurar em uma congelante expedição de esqui na Antártica

Não há nenhum lugar no mundo comparável à Union Glacier, no continente antártico. Sem teleféricos, pistas demarcadas e demais facilidades, o local é um paraíso para os amantes do ski touring (esqui em áreas remotas). Além da oportunidade de atravessar quilômetros de terreno isolado e acidentado, os esquiadores podem praticar esqui cross country, explorar piscinas de gelo, andar de fat bike, entre outras atividades.  O acampamento base é acessível por via aérea e sua jornada começa com um voo de 4h30 a partir de Punta Arenas, no Chile.

Union Glacier
Acampamento base do Union Glacier | Shutterstock

5) Uma estação de esqui no clima desértico de Dubai? Sim, existe!

O deserto seria o último lugar que pensaríamos em esquiar na neve e, por isso, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também está entre os lugares mais estranhos do mundo para praticar esqui e snowboard. A estação de esqui em Dubai, na verdade, é indoor e fica dentro de um shopping, o Mall of The Emirates. Em um momento, você é transportado(a) para uma uma área de esqui com tudo que tem direito: toneladas de neve, pistas para todos os níveis, crianças brincando com atividades lúdicas e até teleféricos transportando os esquiadores.

Parte do complexo Ski Dubai | Shutterstock

6) Uma estação de esqui na África também está na lista de lugares estranhos para esportes de neve

Apesar de incomum, em Lesoto, um pequeno país no sul da África, é possível encontrar uma estação de esqui: a Afriski Mountain Resort. Localizada nas magníficas Montanhas Maluti, a 3.200 m de altitude, a área esquiável tem uma paisagem de tirar o fôlego e pistas para todos os níveis – de iniciantes a profissionais. Também há espaço para atividades alternativas, como o bumboarding, um tipo de trenó na neve, e o snowtubing, com boias.

Afriski Mountain Resort, em Lesoto | Shutterstock

7) Esquie no cenário do “Senhor dos Anéis”

O Monte Ruapehu, na Nova Zelândia, serviu de cenário para a aclamada trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis”, o que ajuda a atrair milhares de turistas para a área todos os anos. O lugar é, na realidade, um vulcão ativo que se eleva da floresta tropical na planície a uma zona coberta de neve. Lá, existem duas estações de esqui: Tūroa e Whakapapa. Do topo, você pode ver o lago da cratera e os outros vulcões do Parque Nacional de Tongariro.

Monte Ruapehu
Monte Ruapehu, Nova Zelândia | Shutterstock

8) Em Hokkaido, pratique esqui na cratera de um vulcão

Para os fãs de esporte e aventura, esquiar na cratera de um vulcão é uma ideia e tanto. Afinal, o risco envolvido mexe com os ânimos de quem gosta de fortes emoções. No Monte Yotei, na ilha japonesa de Hokkaido, você pode vivenciar essa experiência única. Para começar o desafio de esqui radical, é necessário fazer uma caminhada até a cratera (1.898 m). A subida é íngreme e cansativa (leva de 5 a 8h), mas devidamente recompensada quando você alcança o topo.

Cratera do Monte Yotei: lugares mais estranhos para esquiar
Cratera do Monte Yotei, no Japão | Shutterstock

9) Já imaginou esquiar em Israel, perto da fronteira com a Síria?

O Monte Hermon Ski Resort fica em uma das fronteiras de maior tensão no mundo, com Israel de um lado, Síria e o Líbano do outro. Embora não seja uma estação de esqui de classe mundial, tem neve durante a maior parte do inverno e pistas para todos os níveis, incluindo duas pistas pretas (nível difícil). É incrivelmente popular entre israelenses, atraindo cerca de 300 mil visitantes a cada temporada de esqui.

Esqui em Israel
Mount Hermon Ski Resort, Israel | Shutterstock

10) O Irã também tem estações de esqui em seu território

Esquiar no Irá? Difícil de imaginar! Mas a estação de Dizin, na cordilheira de Alborz, ao norte de Teerã, tem uma infraestrutura de esqui relativamente boa. É também  uma das estações de esqui mais altas do mundo, já que um dos teleféricos chega a 3.600 m de altitude. A temporada de esqui de Dizin às vezes é mais longa do que muitos destinos de neve da Europa, indo de meados de novembro até maio.

Esqui no Irã
Estação de Dizin, ao norte da capital do Irã | Shutterstock

E aí, topa conhecer os lugares mais estranhos do mundo para esquiar? Se essa não é sua vibe, não tem problema. Há destinos incríveis ao redor do mundo onde você pode chegar facilmente e viver momentos emocionantes na neve! E para receber outras curiosidades e dicas diretamente no seu e-mail, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita. Estamos preparando uma série de conteúdos exclusivos para você!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas