Le Massif de Charlevoix: saiba tudo sobre a estação de esqui canadense

Compartilhe:

Le Massif de Charlevoix: esqui para todos os níveis de habilidade

Localizada a apenas uma hora ao norte de Quebec City, na esplêndida região de Charlevoix, a estação de Le Massif é um ótimo destino para esquiar no Canadá, graças especialmente à combinação de terrenos variados para todos os níveis de habilidade, paisagens naturais deslumbrantes, infraestrutura moderna e uma queda de neve excepcional.

Se você estiver indo esquiar pela primeira vez, há pistas bem interessantes para praticar o esporte, principalmente no topo da montanha e na área de Camp-Boule. Para aprender os primeiros passos, é altamente recomendado participar das aulas em grupo, ministradas por profissionais certificados pela Aliança Canadense de Instrutores de Esqui.

Com um grande número de percursos desafiadores, incluindo a maior queda vertical a leste das Montanhas Rochosas (700 metros de desnível), Le Massif de Charlevoix também é uma excelente estação de esqui para praticantes avançados e intermediários. Recentemente a montanha desenvolveu o setor de Mont à Liguori, localizado fora do perímetro seguro da estação e, portanto, destinado apenas para especialistas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Esqui em Le Massif
Em Le Massif de Charlevoix, você tem a chance de esquiar com vista para o rio St. Lawrence | Foto: Destination Canada

Variedade de atividades além do esqui em Le Massif de Charlevoix

Além do esqui, você pode praticar snowboard e uma série de outras atividades ao ar livre, como passeios de snowmobile (moto de neve), esqui cross country, pesca no gelo e caminhada com raquetes de neve — modalidades que descortinam vistas magníficas para o rio St. Lawrence, a Isle-aux-Coudres e o Arquipélago das ilhas de Montmagny. 

Outro programa imperdível em Le Massif de Charlevoix é a pista de trenó, com impressionantes 7,5 quilômetros de extensão em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego. O percurso é uma atração única na América do Norte e permite descobrir a montanha de uma maneira totalmente diferente, de dia ou à noite.

Faça programas culturais e aproveite para conhecer as atrações de Quebec

Reserve alguns dias no roteiro da sua temporada de neve no Canadá para explorar as atrações culturais de Charlevoix. Entre os destaques estão a Galeria d’Art Iris, o Observatório Astronômico, o Museu Charlevoix e a Igreja de Baie-Saint-Paul, a cerca de 20 minutos da estação de esqui. A Rota de Comércio de Arte permite que você descubra muitos artistas e artesãos talentosos. É a oportunidade perfeita para adquirir peças únicas e originais inspiradas na rica natureza da região.

E a charmosa cidade de Quebec não pode ficar de fora. Como normalmente é a porta de entrada e saída para quem visita Le Massif, dá para reservar um dia inteiro para passear pela cidade. Mas o que fazer em Quebec? O Centro Histórico fortificado (a “Vieux-Quebec”) é um dos passeios imperdíveis, assim como o Hôtel de Glace (hotel de gelo) e o tradicional Carnaval de Inverno, se você estiver por lá no mês de fevereiro.

A charmosa cidade de Baie-Saint-Paul fica a 20 minutos da estação de esqui | Foto: Shutterstock

Descubra os sabores locais e as tradições gastronômicas

Experimentar a gastronomia local também é uma forma de conhecer melhor a cultura de cada destino. Por isso, em uma viagem para Le Massif de Charlevoix, você não pode deixar de provar as comidas típicas da região, como carnes de caça, peixes selvagens, frutas vermelhas, queijos, xarope de bordo e pratos preparados com produtos da floresta.

Seja na estação Le Massif de Charlevoix ou nas proximidades, há boas opções de cafeterias, restaurantes, bistrôs e bares, muitos com música ao vivo. O Pub do Summit Chalet, por exemplo, é um ótimo lugar para comer e aproveitar o après-ski com a família e os amigos depois de um dia de aventuras na neve.

Uma viagem para Charlevoix é marcada pela boa gastronomia | Foto: Destination Canada

Onde se hospedar em Le Massif de Charlevoix?

Uma das grandes novidades da próxima temporada de neve 2021/2022 é a inauguração do Club Med Québec Charlevoix, o primeiro empreendimento da marca no Canadá e primeiro resort All Inclusive de montanha do país. Com uma vista privilegiada para o rio St. Lawrence, o local foi idealizado para oferecer uma experiência completa de lazer e bem-estar para todos os perfis de viajantes: famílias completas com filhos, amigos, casais e turistas solo.

Além dos serviços tradicionais que garantem a comodidade das férias, o resort contará com aulas de esqui e snowboard incluídas no pacote, clubes infantis para crianças de todas as idades, refeições completas, bebidas, passes de teleférico, entretenimento noturno e facilidades para você relaxar depois de um dia inteiro se divertindo nas pistas. 

Na zona de bem-estar, os hóspedes encontrarão uma piscina aquecida com vista, banho turco, jacuzzi ao ar livre, além de um spa nórdico com termoterapia, fonte de neve e sauna panorâmica. Áreas especiais para yoga e meditação também estão entre as facilidades.

O novo Resort Club Med Québec Charlevoix | Cortesia Club Med

Le Massif de Charlevoix tem paisagens naturais incríveis para contemplar

A localização da estação de Le Massif de Charlevoix vai tornar as suas férias de inverno inesquecíveis. Mais que um destino de neve, o local é um refúgio natural fantástico, aninhado entre a montanha e o belo rio St. Lawrence, que quase sempre se faz presente enquanto você esquia pelas pistas.

Mesmo que você não queira praticar atividades na neve durante as férias, poderá simplesmente contemplar o visual e explorar as belezas naturais da região, designada uma Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. As paisagens mudam de acordo com a estação, deixando o cenário sempre surpreendente.

Estação de Le Massif de Charlevoix, quando ir?

O período entre dezembro e março é a melhor época para esquiar no hemisfério norte e, portanto, os meses mais indicados para quem quer aproveitar a neve no Canadá. Em Le Massif de Charlevoix as pistas podem ficar abertas até abril, dependendo do ano e das condições de neve. De qualquer jeito, o destino oferece uma ampla variedade de atividades em todas as estações do ano, caso as suas férias não coincidam com o período do inverno.

Não há dúvidas de que Le Massif de Charlevoix é um dos destinos de inverno mais surpreendentes do leste do Canadá. A combinação de fatores turísticos, esportivos, gastronômicos e culturais certamente vai deixar a sua viagem para a neve repleta de momentos inesquecíveis!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas