Inverno no Chile: quando ir e o que fazer?

Compartilhe:

Se viajar para algum destino frio está nos seus planos, o que acha da ideia de aproveitar o inverno no Chile? O país tem alguns dos lugares mais incríveis da América do Sul e muitos destinos turísticos para aproveitar ao lado da família e dos amigos. No Chile, o inverno permite, ainda, praticar esportes de neve, visitar vinícolas e se aproximar da vida selvagem. Quer saber tudo sobre as atrações do Chile no inverno? Então, confira abaixo nossas dicas de viagem!

Afinal, quando é inverno no Chile?

Oficialmente, a estação mais fria do ano acontece na mesma data do inverno brasileiro: de 21 de junho a 22 de setembro. Esse também é o período da temporada de neve no Chile, sendo julho e agosto os melhores meses para esquiar. Consequentemente, espere encontrar locais mais cheios nessa época.

Santiago do Chile no inverno marca o início da viagem

Santiago, a capital do Chile, é uma cidade muito interessante, com diferentes atrações para conhecer no inverno. Um dos locais mais famosos é o Cerro San Cristóbal, no bairro Bellavista, que se eleva a 850 m de altitude e descortina uma bela vista da metrópole, com as montanhas nevadas em segundo plano. Para subir e desfrutar do visual, você pode pegar um funicular na base da montanha ou usar uma bicicleta e seguir um dos caminhos que levam ao topo.

Vale também visitar o Cerro Santa Lucía, o Palácio de la Moneda, a Plaza de Armas, o Mercado Central, o bairro Lastarria, além dos diversos parques e museus espalhados por Santiago. E entre um passeio e outro, aproveite para se aquecer nos excelentes cafés e restaurantes da cidade. 

As montanhas nevadas ao fundo marcam o inverno em Santiago | Shutterstock

Enoturismo no Vale do Maipo, perto de Santiago

Um dos melhores programas para fazer perto de Santiago é um tour de visitação às vinícolas do Vale do Maipo. Afinal, tomar um bom vinho no inverno sempre cai bem, não é mesmo? Formada pelas províncias de Maipo, Cordillera, Melipilla e Talagante, a região do Maipo compõe a área metropolitana de Santiago, sendo um local ideal para degustar alguns dos melhores vinhos do mundo: Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Petit Verdot, entre outros.

No total são 13 zonas vitivinícolas, nas quais se localizam um grande número de adegas, ideais para passar uma tarde de inverno e fazer várias degustações. Os locais mais recomendados pelos viajantes são: Concha y Toro (a vinícola mais famosa), Viña Huelquén, Viña Chocalán (que se destaca por sua produção sustentável), Viña Santa Rita e Viña Haras de Pirque.

Concha y Toro é uma das vinícolas mais populares do Chile | Shutterstock

Cajón del Maipo e o reservatório Embalse el Yeso

Outro lugar para aproveitar o inverno no Chile é Cajón del Maipo, a apenas uma hora de Santiago. Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a região é especialmente popular entre os fãs de esportes de aventura e natureza. Por lá, existem muitas atrações para descobrir: trilhas de trekking, centros de águas termais, áreas de camping, mirantes, monumentos naturais…

Ao longo do inverno, o local mais visitado de Cajón é Embalse el Yeso, um reservatório de águas azul-turquesa situado a 2.500 metros acima do nível do mar. O contraste do espelho d’água com as montanhas nevadas é de tirar o fôlego e rende ótimas fotografias de viagem! Você pode chegar ao local por conta própria ou contratar um tour desde a capital chilena (a opção mais recomendada). 

Embalse el Yeso, a atração principal de Cajón del Maipo | Shutterstock

Também vale conhecer o Parque Nacional Torres del Paine

Sem dúvida, um dos lugares mais visitados da Patagônia chilena é o Parque Nacional Torres del Paine, eleito a oitava maravilha do mundo e listado como Reserva da Biosfera pela UNESCO. A área tem belezas naturais surpreendentes, marcadas por montanhas e lagos cristalinos, além de uma fauna espetacular que inclui dois animais que fazem parte dos símbolos do Chile: o huemul e o condor.  

Agora, por que vale a pena visitar o Parque Nacional Torres del Paine no inverno? No período mais frio do ano, o local possui um clima mais estável com ventos de baixa intensidade e dias menos chuvosos. E como há menos turistas, é uma ótima chance de apreciar as paisagens de neve – Los Cuernos, as próprias Torres del Paine, entre outros cartões-postais – e se conectar com a natureza em silêncio.

O Parque Torres del Paine é a principal atração da Patagônia chilena | Shutterstock

O Deserto do Atacama no inverno é imperdível

Mais um lugar para você conhecer durante suas férias de inverno no Chile: o Deserto do Atacama. Com suas belas montanhas, salinas, gêiseres, vulcões e lagoas altiplânicas de águas límpidas, o local é um dos principais destinos turísticos do país. Cada época tem um encanto diferente, mas ao longo do inverno há menos multidões (é a baixa temporada) e as temperaturas são mais agradáveis. Também é o melhor período para observar o céu e as estrelas. 

Apesar do Atacama ser considerado o deserto mais seco do planeta depois da Antártica, em certos invernos acontece um fenômeno climático raro chamado “deserto florido”. A cada 3, 5 ou 10 anos, ocorrem mais chuvas que o normal, transformando a areia em um tapete florido bonito de se ver.

O Deserto do Atacama é um dos locais mais fascinantes do mundo | Shutterstock

Pucón e o vulcão Villarica durante o inverno

Se você gosta de natureza e atividades ao ar livre, Pucón deve entrar no seu roteiro de viagem para o Chile. Com o impressionante vulcão Villarrica em segundo plano, a cidade oferece uma diversidade de atrações, que vão desde banhos termais até  esportes de inverno, passando pela possibilidade de subir o Villarrica (2.840 m), um dos vulcões mais ativos do país. A última erupção ocorreu em 2015.

Mesmo que seu perfil não seja tão aventureiro, alugar uma cabana em Pucón e seus arredores no inverno é uma delícia, pois você encontrará mais sossego do que no verão, quando o lugar recebe uma grande quantidade de turistas.

Vulcão Villarrica na cidade de Pucón
Vulcão Villarrica na cidade de Pucón | Shutterstock

Os centros de esportes de inverno perto de Santiago

Apesar da ausência de hospedagens All Inclusive e de ter poucas estações de esqui reconhecidas internacionalmente, o Chile é um dos melhores lugares para praticar esportes de inverno aqui na América do Sul. A menos de uma hora da capital chilena, existem alguns destinos de esqui, ideais para curtir a neve e o inverno no Chile. As principais estações de esqui perto de Santiago são: 

  • Valle Nevado;
  • Portillo;
  • La Parva;
  • Farellones;
  • El Colorado.
Estação de esqui do Valle Nevado
Valle Nevado, o principal centro de esqui do Chile | Shutterstock

O que levar para o inverno no Chile?

Antes de começar a montar a sua checklist de viagem de inverno, é importante saber que a roupa certa vai depender da região e do perfil das suas férias (vai ficar só em Santiago? Pretende esquiar? Vai viajar para o sul do país?). De maneira geral, você pode se vestir em camadas, o famoso look “cebola”, com uma segunda pele térmica por baixo, blusa quentinha e um casaco por cima, além dos acessórios (gorro, luvas, cachecol, etc.). Se o clima esquentar, basta remover algum item.

Para uma viagem de esqui, o sistema de camadas também é indicado. No entanto, as roupas devem ser preferencialmente impermeáveis e à prova de vento. Já os itens técnicos para esquiar e praticar snowboard podem ser alugados (mas prepare seu bolso, pois os preços costumam ser bastante salgados).

Caso você tenha interesse em turismo de aventura, certamente vai viajar para o sul do país e, quem sabe, visitar o Parque Nacional Torres del Paine. Nesse caso, você precisará de itens específicos para trekking, como uma mochila, meias especiais e sapatos confortáveis ​​para longas caminhadas. 

Seja qual for o estilo da viagem, não esqueça de colocar na mala: protetor solar, óculos de sol, seus gadgets (câmera, celular, carregadores, etc.), adaptador universal, kit de higiene e cuidados pessoais, pijama quentinho, camisetas, documentos, roupas íntimas e peças mais elegantes para sair à noite. 

Fica fácil se apaixonar pelo inverno no Chile, não é mesmo? Se bateu aquela vontade de pegar o primeiro voo rumo ao país, aproveite as nossas dicas do Chile no inverno para começar a organizar seu roteiro agora mesmo. Assine também nossa Newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas