Inverno na Suíça: 5 ideias de lugares para curtir o frio e a neve

Compartilhe:

Aproveitar o inverno na Suíça é um verdadeiro sonho – e como não poderia ser? O país reúne tudo que a estação mais fria do ano tem de melhor: hotéis e resorts com vista para os picos, esportes na neve emocionantes, caminhadas tranquilas nos Alpes e charmosos vilarejos cobertos de neve para explorar. E, como protagonistas, as famosas paisagens suíças ficam ainda mais fascinantes ao longo da temporada. Portanto, se você está planejando viajar para a Suíça no inverno, dê uma olhada na lista que preparamos com 5 lugares fora de série para conhecer.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Afinal, quando é inverno na Suíça?

Primeiro de tudo, marque na agenda: o inverno na Suíça começa oficialmente em dezembro e vai até o fim de março, assim como em todo o hemisfério norte. Logo, esse costuma ser o período de neve na Suíça, especialmente nos Alpes e regiões mais elevadas, além da melhor época para esquiar na Europa como um todo. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas oscilando em torno de 0 °C, raramente ultrapassando os 2 °C. Isso dura até fevereiro, quando pode chegar a 2 °C durante o dia, e você terá um pouco mais de sol.

O que fazer na Suíça no inverno?

Há muitas atividades e lugares para conhecer na Suíça no inverno: desde experiências na neve nos Alpes suíços e as estações de esqui até momentos para relaxar e aproveitar o visual das montanhas imaculadas. Além disso, um roteiro de viagem para a Suíça também pode incluir passeios culturais, atrações relacionadas ao Natal e ótimos restaurantes para você saborear um fondue de queijo suíço e outros pratos deliciosos da gastronomia suíça. 

Observatório Sphinx em Jungfraujoch
Observatório Sphinx em Jungfraujoch, perto de Interlaken, oferece uma bela vista das montanhas | Foto: Shutterstock

E o melhor de tudo é que os destinos turísticos da Suíça são facilmente acessíveis, graças ao excelente sistema de transporte público do país, com destaque para os modernos trens panorâmicos e teleféricos.

Para onde ir na Suíça no inverno?

Está planejando curtir férias na neve a dois, em família ou entre amigos? Aqui está uma lista com as melhores cidades na Suíça no inverno. São lugares extraordinários que você pode usar como base para explorar outros destinos e fazer inúmeras viagens “bate e volta” aos arredores. 

  • St. Moritz
  • Genebra
  • Zermatt
  • Lucerna
  • Interlaken

1. A vibrante e esportiva St. Moritz, nos Alpes suíços

Você sabia que a cidade alpina de St. Moritz é o berço dos esportes na neve? Foi lá que, há mais de 150 anos, nasceu o conceito de turismo de inverno que conhecemos hoje. Os esportes são uma parte essencial de uma experiência de viagem ao destino. Além de lugares incríveis para praticar esqui e snowboard, há diversos lagos congelados que, durante o inverno na Suíça, recebem modalidades como polo, críquete, curling e a clássica patinação no gelo

Mas isso não é tudo. St. Moritz ainda tem ótimos programas culturais, com um punhado de galerias de arte e museus para visitar, ruas repletas de marcas de estilistas internacionais, excelentes restaurantes e até um cassino de luxo. As instalações dedicadas ao bem-estar também são um destaque. Afinal, após um dia inteiro de atividades, curtir um momento no spa ou em uma piscina aquecida com vista para as montanhas nevadas é a coisa certa a se fazer.

2. A bela Genebra, a capital da paz

Genebra

Sede financeira, diplomática e internacional de várias organizações como a ONU, Genebra vira um encanto só durante o inverno na Suíça. Um dos melhores programas é passear pela Cidade Velha, que fica particularmente bonita durante o mês de dezembro, com luzes e decorações natalinas adornando as ruas e praças. Outro destaque no inverno da cidade é o Lago de Genebra, emoldurado por montanhas cobertas de neve.

Genebra não é apenas um destino adorável para explorar, mas também um ponto de partida fantástico para férias em lugares com neve famosos, incluindo algumas estações de esqui francesas. Grand Massif e Chamonix, por exemplo, ficam a apenas 1h15 de viagem desde o Aeroporto Internacional de Genebra. Já a estação de Valmorel está a 2h30 de distância. É uma ótima maneira de combinar atrações urbanas com a adrenalina dos esportes de inverno.

3. Zermatt, o inverno na Suíça em sua essência

Aprés-ski na Europa

Localizada no sul da Suíça, no cantão de Valais, a pequena Zermatt fica aos pés da icônica Matterhorn, uma das montanhas com neve mais famosas do mundo. Além do cenário fantástico, o destino é um excelente lugar para fazer atividades na neve, enquanto a sua rua principal, a Bahnhofstrasse, é repleta de lojas e restaurantes para quem gosta de ficar em um só lugar e desfrutar de tudo o que o inverno suíço tem a oferecer. 

Aproveite a viagem para fazer um dos passeios ferroviários mais apaixonantes do mundo: o Glacier Express, que leva você de Zermatt a St. Moritz a bordo do trem expresso mais lento do mundo. Com grandes janelas panorâmicas, o comboio passa por paisagens incríveis dos Alpes suíços, enquanto abre caminho por curvas fechadas, pontes, túneis e vales estreitos. É uma atração realmente imperdível se você estiver na Suíça no inverno.

4. Lucerna é uma das cidades mais belas da Suíça

A cidade de Lucerna é um dos melhores destinos para conhecer durante o inverno na Suíça. Entre os motivos estão as belas construções históricas cobertas de neve e os mercados de Natal, como o Lozärner Wiehnachtsmärt, montado na Franziskanerplatz, e o mercado de artesanato em Mühlenplatz. Para tirar fotos perfeitas, dirija-se à Ponte da Capela e à Torre d’Água (na foto). Perto dali, o Lago de Lucerna oferece um belo panorama dos Alpes suíços. 

Se você estiver com tempo sobrando na sua programação, considere uma visita ao monte Pilatus, acessível por teleférico ou pelo trem de cremalheira mais íngreme do mundo. No topo, é possível fazer caminhadas e desfrutar da vista dos mirantes. Outra atração popular a partir de Lucerna é o monte Titlis, onde você ficará ainda mais encantado/a com as vistas panorâmicas das montanhas nevadas – não esqueça a sua câmera!

5. Em Interlaken, não falta aventura no inverno

Ao escolher para onde ir na Suíça no inverno, coloque Interlaken no roteiro. Como o nome já dá a entender, essa linda cidade está localizada entre dois lagos (Brienz e Thun), no meio dos Alpes, envolta por montanhas fascinantes. Por ali, não faltam experiências de inverno incríveis, tanto acima como abaixo do topo das montanhas. Dá para fazer trilhas na neve, andar de caiaque no lago ou, se tiver coragem, voar de parapente. Não à toa, Interlaken é considerada a capital da aventura na Suíça.

Muita gente aproveita a viagem a Interlaken para fazer o popular passeio a Jungfraujoch, a estação ferroviária mais alta do continente, situada a 3454 metros de altitude. Conhecida como o “Topo da Europa”, o local oferece muitas atrações, mas o que vale a pena mesmo é o visual arrebatador dos picos e geleiras alpinas ao redor. 

Pronto, agora que você já conheceu esses belos destinos de inverno na Suíça, falta apenas escolher o itinerário das suas férias na neve, comprar as passagens e reservar o seu hotel ou resort. Boa viagem!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas