Inverno na Argentina: o que fazer no país?

Compartilhe:

Se você tem vontade de conhecer a terra dos hermanos, o inverno na Argentina é uma ótima época para planejar uma viagem. Dependendo da região do país, o frio na Argentina pode ser mais ameno, por volta dos 10 a 15 graus, ou registrar temperaturas negativas, com direito a alguns dos cenários nevados mais fantásticos da América do Sul e experiências de viagem inesquecíveis.

As opções de destinos são amplas e, por isso, montamos uma lista para te ajudar a decidir o seu roteiro ideal. Se quiser saber onde fazer passeios históricos, degustar vinhos premiados, esquiar, ver pinguins, é só continuar lendo!

Quando é o inverno na Argentina?

Oficialmente, o inverno da Argentina vai do dia 21 de junho a 22 de setembro, mas os meses do inverno meteorológico são junho, julho e agosto. A parte mais ao norte do país tem temperaturas mais amenas e agradáveis, enquanto a região central e ao redor da capital Buenos Aires costuma ver temperaturas entre 8°C e 16°C. O sul da Patagônia é a região mais gelada, com temperaturas frequentes abaixo de 0°C.

1. A viagem começa em Buenos Aires e seus pontos turísticos famosos

Casa Rosada em Buenos Aires

Pensar na Argentina é pensar em Buenos Aires. O roteiro portenho tem muitas atrações, passando por paradas imperdíveis como El Caminito, Casa Rosada, Teatro Colón, Plaza de Mayo, Puerto Madero, Feira de San Telmo, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA), Floralis Generica e muito mais. 

Ao longo do inverno na Argentina, as temperaturas em Buenos Aires caem consideravelmente nos meses de julho e agosto. Normalmente o frio é moderado durante o dia, com as manhãs e noites mais geladas. Na cidade só nevou em duas ocasiões na história (22 a 23 de junho de 1918 e 9 de julho de 2007).

2. Visitar as vinícolas de Mendoza é um passeio imperdível no inverno

Se degustar vinhos no inverno argentino com belos visuais montanhosos ao fundo soa como as férias dos seus sonhos, Mendoza é o destino ideal para você. O destaque turístico da região são as vinícolas, onde você pode apreciar rótulos renomados enquanto aprende sobre a produção e história dos vinhedos. 

Em meio aos comes e bebes, aproveite o friozinho para caminhar pela cidade e conhecer lugares como o Parque O’Higgins e o Aquário Municipal. Além disso, vale a pena embarcar em uma excursão e visitar o Parque Provincial Aconcágua, que recebe seu nome graças ao impressionante Cerro Aconcágua (6.961 m) – a montanha mais alta da Cordilheira dos Andes e de todo o Hemisfério Ocidental.

3. Bariloche é um dos destinos de inverno mais conhecidos do país

Teleférico em Bariloche, no inverno argentino

Uma das cidades nevadas mais incríveis do mundo, San Carlos de Bariloche é o destino mais popular da Patagônia argentina, especialmente entre os viajantes brasileiros. A geografia da região resulta em paisagens naturais deslumbrantes, compostas por lagos de águas azul-turquesa – com destaque para o Lago Nahuel Huapi –, bosques e montanhas com neve emoldurando a cidade. 

Quando é inverno na Argentina, o Cerro Catedral vira um centro de esqui e snowboard, com dezenas de pistas para vários níveis e idades. Além do ecoturismo e das atividades na neve, a cidade é conhecida pelos chocolates artesanais e pelo circuito cervejeiro; um tour imperdível para quem é apaixonado pela bebida.

4. Ushuaia é garantia de ver muita neve na Argentina

Trem em Ushuaia

Conhecer a “Cidade do Fim do Mundo” nunca foi tão convidativo. Localizada no arquipélago da Terra do Fogo, Ushuaia é apelidada dessa forma por ser o ponto mais austral do mundo (ainda que Puerto Williams, no Chile, também reivindique esse título). Na cidade, o inverno argentino parece acontecer o ano todo, mas os meses mais frios são especialmente gélidos, com muita neve e vento. 

Entre as atrações imperdíveis estão o Parque Nacional Tierra del Fuego, o Trem do Fim do Mundo (na foto acima), o Cerro Castor e o Museu Marítimo. Também não dá para deixar de fazer a navegação no Canal do Beagle (onde fica o famoso farol da cidade) e o passeio até a Isla Martillo (Pinguinera) para ver os simpáticos pinguins!

5. Apreciar o Glaciar Perito Moreno em El Calafate

A geleira Perito Moreno na Argentina no inverno

Ver uma geleira de perto é o tipo de experiência que você precisa fazer ao menos uma vez na vida. E um dos melhores lugares para isso é a cidade de El Calafate, na Patagônia, lar do gigante Glaciar Perito Moreno – uma das paisagens de inverno mais impressionantes do mundo. No local, existem passarelas panorâmicas, mas os mais aventureiros não podem deixar de fazer o minitrekking “Hielo y Aventura” para caminhar sobre o gelo e descobrir as particularidades da região.

É claro que os principais passeios em El Calafate giram em torno da apreciação do magnífico Perito Moreno, mas o destino também tem outras atrações interessantes para completar o roteiro. Entretanto, um ponto merece atenção: apesar de representar bem a imagem do inverno na Argentina, El Calafate é mais visitada no verão e alguns serviços ficam fechados nos meses mais frios.

6. Chubut: aventura e a bela fauna da Patagônia argentina

A Patagônia argentina é um território amplo e que dificilmente você consegue desbravar em apenas uma viagem. Para otimizar o roteiro, é interessante focar em uma região por vez, e Chubut é uma excelente opção. Várias cidades dessa província são destinos de ecoturismo famosos. Confira as principais:

  • Esquel: porta de entrada para o Parque Nacional Los Alerces, a cidade tem várias atrações imperdíveis, como La Trochita (Antigo Expresso Patagônico), um trem que opera em trilhos de apenas 75 centímetros de largura e oferece um agradável passeio de 29 quilômetros;
  • Puerto Madryn: a pequena cidade transpira cultura e ecologia. Além das atrações do centro histórico, é de lá que partem as excursões para os outros locais em Chubut que mencionaremos a seguir;
  • Punta Tombo: lar da maior colônia continental de pinguins do mundo;
  • Punta Loma: reserva de leões marinhos;
  • Península Valdés: o destino ideal para se encantar com a fauna patagônica. O ecossistema único abriga espécies de baleias, elefantes marinhos, pinguins, leões marinhos, raposas, guanacos e muitos outros.

7. Ver um vulcão ativo em San Martín de Los Andes

Outro destino incrível na região da Patagônia argentina é San Martín de Los Andes. Como a cidade fica próxima a Bariloche, uma boa ideia é combinar os dois destinos em uma só viagem. O principal atrativo da cidade é o acesso ao Parque Nacional Lanín, onde fica o famoso vulcão Lanín, que é ativo, mas não registra atividade eruptiva recente. Se você sempre sonhou em chegar pertinho de um vulcão, essa é uma parada imperdível para descobrir no inverno na Argentina.

8. Destinos do inverno argentino ideais para o esqui

Há vários lugares para esquiar na Argentina, ainda mais para quem deseja uma viagem mais curta. Entretanto, é importante pontuar que até mesmo o destino de inverno argentino ideal para esqui não oferece tantas vantagens quanto outros locais que são referência mundial de esportes de neve, como a região dos Alpes, os Estados Unidos e o Canadá. As principais estações de esqui na Argentina são:

  • Caviahue, na Província de Neuquén
  • Cerro Bayo, na Província de Neuquén;
  • Cerro Chapelco, na Província de Neuquén;
  • Cerro Castor, em Ushuaia;
  • Cerro Catedral, em Bariloche;
  • La Hoya, Província de Chubut;
  • Las Leñas (na foto acima), en Mendoza;
  • Penitentes, em Mendoza. 

Depois de conhecer tantos destinos incríveis, ficou mais fácil planejar a sua viagem de inverno na Argentina, não é mesmo? E se você estiver precisando de mais dicas sobre o país e de outros lugares nevados ao redor do mundo, não deixe de assinar a nossa Newsletter. Estamos preparando uma série de conteúdos exclusivos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas