Fotos na neve: 9 dicas para tirar fotografias perfeitas com o celular

Compartilhe:

Ao viajar para os destinos de inverno mais famosos do mundo, você certamente vai querer tirar muitas fotos na neve para registrar cada momento das suas férias e guardar as lembranças para sempre. Pode ser a foto de um boneco de neve, de toda a família com as montanhas branquinhas em segundo plano, das aventuras de esqui e snowboard ou de qualquer outra atividade oferecida nas estações de esqui. 

No entanto, para conseguir tirar fotos de neve incríveis com o seu smartphone ou mesmo com sua câmera fotográfica, é importante estar por dentro de alguns truques. Conversamos com o fotógrafo brasileiro Davi Minatto, que vive na cidade de Bariloche, na Argentina, e está acostumado a fotografar cenários congelantes. Ele compartilhou conosco algumas dicas valiosas que vão te ajudar a tirar as melhores fotos da neve. Dê uma olhada:

Como tirar foto na neve? Veja as dicas profissionais!

Conhecer algumas técnicas profissionais para registar belas paisagens de inverno, mesmo que você tenha viajado apenas com o seu celular, pode render fotos na neve perfeitas para emoldurar, colocar em um porta-retratos ou embelezar o seu feed nas redes sociais. Acompanhe as dicas abaixo:

1. Comece escolhendo o melhor enquadramento

Na hora de enquadrar e compor as suas fotos na neve, Davi Minatto recomenda o uso da famosa “Regra dos Terços”: “É um tipo de composição descentralizada que utiliza aquelas linhas que aparecem na tela do celular ou da câmera. O ideal é evitar colocar o elemento principal no centro da foto. Em vez disso, tente posicionar as montanhas nevadas ou as pessoas levemente para o lado”, orienta o fotógrafo.

Fotografando na neve
A sensibilidade de escolher o enquadramento certo faz toda a diferença para tirar uma foto perfeita | Foto

Também é importante buscar um equilíbrio na fotografia: “Não corte o cume da montanha, mas mostre um pouco do céu para dar contexto de como estava o dia”, sugere. Outro tipo de composição muito usada é a simetria: “Neste caso, sim, o elemento principal da foto pode estar no centro e dividir a imagem em dois lados semelhantes”, explica Minatto.

2. Muito cuidado com os recursos de zoom do seu celular

O fotógrafo destaca que saber como usar ou não o zoom é um dos principais segredos da fotografia de natureza: “Dar zoom implica no chamado ‘achatamento dos planos’, o que faz com que aproximemos a montanha de nós. Assim, tornamos a foto muito mais interessante e estética. Mas, no celular, ao usar um zoom muito alto pode haver perda de qualidade na fotografia, especialmente perda da nitidez”, alerta.

Por isso, quando você for tirar suas fotos na neve com seu smartphone, o ideal é evitar o zoom digital. “No caso de celulares mais modernos, com três ou mais lentes, é possível usar a lente teleobjetiva. Sua fotografia ficará muito mais linda”, garante o profissional.

3. Alguns truques para tirar fotos na neve com pessoas em movimento

Durante uma viagem para as montanhas, não dá para deixar de registrar os momentos especiais com a sua família praticando esqui, snowboard e outros esportes na neve. Nessa hora, é muito importante saber algumas técnicas para que suas fotos de neve não percam a nitidez e a qualidade.

Se você fotografa com uma câmera profissional, o grande segredo, segundo o fotógrafo, é usar o botão de foco traseiro da câmera e não o frontal, que é original de fábrica: “Assim você consegue focar muito mais rápido, deixando as fotos mais nítidas. Recomendo realizar com velocidades de obturador acima de 1/500 no caso de pessoas em movimento para não ficar tremida”, diz.

Tirando foto esquiando na neve
Tirar fotos de pessoas praticando esportes na neve pode ser um desafio | Foto: Shutterstock

Mas se você só tem um celular em mãos, o ideal é que a câmera do aparelho faça o reconhecimento facial ou que isso seja feito diretamente pelo clique na tela em cima do ponto desejado. “Recomendo colocar a opção esporte, se houver, ou realizar a alteração no obturador da câmera manualmente”, explica Minatto.

Para fotografias estáticas ou posadas, o fotógrafo diz que a velocidade de obturador padrão do celular ou 1/250 em câmeras já são seguras para tirar fotos na neve sem elementos tremidos. E, caso escolha o foco manual, foque sempre no olho da pessoa ou busque locais de contrastes. Outra dica é fazer a foto umas três vezes para garantir que o foco cravou.

4. Aproveite a iluminação natural dos destinos de neve

Fique de olho também na iluminação e nos reflexos do sol nas montanhas: “Primeiro, é preciso entender os tipos de luz e qual o nosso objetivo com uma foto na neve, já que a luz pode ser suave, como em um dia nublado, ou dura como a luz do meio-dia sem nuvens. Então ela pode iluminar um objeto ou estar fazendo uma luz de recorte/contraluz”, esclarece o fotógrafo.

Isso significa que, para retratar pessoas em uma paisagem com neve, a melhor recomendação é aproveitar as primeiras horas do dia ou o pôr do sol. “Eu evito fotografar pessoas nas horas em que o sol está a pino, pois as sombras no rosto podem acabar prejudicando o resultado da foto. Para retratos sempre busco uma contraluz, já que a sombra será mais suave”, conta.

A iluminação faz toda a diferença no resultado das suas fotos das paisagens nevadas | Foto: Shutterstock

5. Atenção ao branco da neve na hora de registrar as paisagens

Também é fundamental tomar alguns cuidados com o branco da neve. Há uma configuração nos celulares chamada balanço de branco (white balance, em inglês), que ajusta as cores e pode ser automática ou não. “E isso que vai regular o quão ‘quente/amarelada’ ou ‘fria/azul’ ficará o nosso branco”, conta Minatto.

O outro cuidado é na hora de tirar a foto: “Se fotografarmos no automático, o celular ou a câmera podem ‘queimar’ o branco da neve. Minha dica é, sempre que possível, fazer o clique da foto com uma exposição um pouco mais escura do que vemos, protegendo a informação digital da neve, sem ‘queimar os pixels’ e recuperando as sombras na edição”, diz.

6. Aprenda a mexer nas configurações do seu smartphone

Antes de começar a fotografar as paisagens ou suas atividades na neve, o fotógrafo recomenda colocar seu celular no modo PRO. Ele compartilhou abaixo algumas dicas de configuração:

  • Para evitar fotos tremidas, aumente a velocidade do obturador (1/500);
  • Se estiver escurecendo, aumente o ISO, mas cuidado para não deixar a foto muito granulada;
  • Regule o WB (balanço de branco) para deixar a foto mais natural possível e evitar  deixar a neve muito amarelada ou azulada;
  • Lembre-se de usar a sua lente mais teleobjetiva (com zoom mais alto), no caso de smartphones mais avançados.
Antes de começar a fotografar, é bom verificar as configurações do celular para fazer as melhores imagens | Foto: Shutterstock

7. Use e abuse dos aplicativos para editar suas fotos da neve

Hoje em dia, os apps de neve facilitam muito uma viagem para as estações de esqui. Em relação às suas fotos na neve, elas podem ficar ainda melhores com o auxílio de aplicativos que corrigem pequenos defeitos, melhoram a iluminação e deixam a imagem mais bonita: “Eu só edito minhas fotos no app Lightroom. Existe opção tanto para editar no celular como no notebook. Sem dúvidas é o melhor aplicativo para editar fotos”, sugere o profissional.

8. Lembre também de tirar fotos de lugares nevados comuns e momentos espontâneos

É bom saber como tirar fotos criativas na neve e eternizar boas imagens, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar – e registrar – momentos mais simples e espontâneos. Algumas situações são clássicas e certamente merecem uma imagem, como fotos de neve caindo, fotos de alguém levando um tombo na aula de esqui, fotos de boneco de neve ou qualquer outro momento de diversão em família.

9. Na neve, é preciso ter cuidado com o seu equipamento ou aparelho celular

Embora hoje a maioria dos celulares e câmeras tenha alguma proteção contra a umidade, também é importante ter cuidado para não deixar o seu aparelho molhar e nem mesmo encostar a mão muito úmida na tela, além de evitar outros problemas. “O principal cuidado é com a bateria, pois o frio faz com que ela  descarregue muito mais rápido. Logo, minha dica é deixar seu celular e sua câmera juntos ao seu corpo. Mantenha o celular a maior parte do tempo em seu bolso e a câmera protegida na mochila ou dentro do seu casaco”, orienta o profissional.

Na hora de tirar suas fotos na neve, lembre-se: o mais importante é o seu olhar. É ele que vai garantir que você consiga registrar momentos únicos com a sua família e os amigos durante as férias. Uma boa dica é chegar de viagem, correr para imprimir as fotos e relembrar as experiências vividas sempre que quiser!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas