Férias na neve: veja o passo a passo para organizar uma viagem de esqui perfeita

Compartilhe:

Organizar suas férias na neve pode parecer algo complicado à primeira vista, especialmente se você nunca fez uma viagem para esquiar, mas sonha em conhecer paisagens de montanhas nevadas pelo mundo. São muitos detalhes, novidades e, por isso, é super normal que você se sinta perdido/a, sem saber por onde começar.

Mas com algumas dicas, vai ficar mais fácil montar um bom planejamento de férias, desde a escolha dos melhores destinos de neve até o momento de viver todas as emoções e aproveitar ao máximo a experiência. A seguir, montamos um passo a passo detalhado para você organizar uma viagem para a neve perfeita. Dê uma olhada:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Passo 1)  Escolha um destino de inverno perfeito para as suas férias na neve

Existem muitos destinos de viagem para ver neve e lugares para esquiar ao redor do mundo. Certamente um deles combina melhor com aquilo que você está buscando para suas férias na neve. Vai viajar a dois, com crianças, entre amigos ou na própria companhia? Definir isso ajuda a entender o tipo de viagem e os atrativos mais interessantes para você e o seu grupo.

Os melhores destinos de neve são bem estruturados para atender aos mais variados tipos de viajantes, mas alguns têm perfis mais definidos. La Plagne, na França, por exemplo, é indicado para férias na neve em família, visto que oferece atividades para todos os gostos e idades. Há ainda destinos mais convidativos ao romance e até estações de esqui ideais para adultos, como Zermatt, na Suíça, famosa pela gastronomia e as atrações além do esqui.

Esqui em La Plagne, uma das melhores estações da França | Foto: Getty Images

Se você pretende dedicar a sua viagem aos esportes na neve, uma boa ideia é optar por lugares de acordo com o seu nível de experiência nas modalidades. Enquanto algumas áreas de esqui são perfeitas para iniciantes, com uma boa variedade de pistas de nível fácil, outras são o paraíso para esquiadores avançados, repletas de desafios.

Passo 2) Compre as passagens aéreas e reserve o melhor tipo de hospedagem para a sua viagem de esqui

Escolheu o destino e definiu o período das suas férias na neve? Então chegou a hora de comprar as passagens aéreas e reservar o seu hotel. Os principais destinos de neve contam com diferentes tipos de hospedagem, das mais simples às mais sofisticadas, além de opções de apartamentos para alugar. No entanto, se você pretende fazer uma viagem para a neve sem preocupações, há uma série de motivos para escolher um resort All Inclusive.

Os melhores resorts All Inclusive têm aulas incluídas no pacote de hospedagem | Foto: cortesia Club Med

Além de refeições completas, serviços de supervisão infantil e entretenimento, os All Inclusive das estações de esqui têm tudo o que você precisa para esquiar na neve e experimentar outras atividades com a sua família. Geralmente os pacotes de viagem para esquiar incluem aulas para todos os níveis do seu grupo, e o Ski Pass (passe de esqui que garante o acesso rápido aos teleféricos e gôndolas).

Passo 3) Usufrua dos serviços da hospedagem antes mesmo das suas férias na neve começarem

Resolver alguns detalhes antecipadamente pode fazer toda a diferença na sua viagem para neve e aumentar o tempo livre para a diversão. Se você garantiu o seu pacote de hospedagem em um um resort de rede internacional, provavelmente terá acesso a um serviço que facilita a sua chegada, eliminando a burocracia de ter que aguardar o check-in e outras tarefas que precisam ser feitas até que você, enfim, possa começar a aproveitar o destino.

Esse tipo de serviço é acionado antes da viagem e, além do check-in e check-out facilitado, ele possibilita que você reserve os seus equipamentos de esqui/snowboard. Ao chegar no resort, você encontrará todos os materiais que selecionou em um armário privativo, prontos para o uso.

Com essa facilidade também dá para reservar as aulas para todas as pessoas da família no nível correspondente e ainda inscrever as crianças nos clubes infantis. No local, tudo o que você precisa fazer é finalizar as inscrições. Bem facinho! 

Passo 4) Organize sua mala de viagem para a neve com roupas e acessórios apropriados para o frio

De maneira geral, nós aqui do Brasil estamos pouco acostumados com o frio intenso. Por isso, é possível que você não tenha em casa alguns dos itens essenciais que você deve colocar em uma mala de viagem para a neve. Uma boa dica de organização é montar uma checklist com antecedência para não deixar nada importante para trás. 

Em relação às roupas de frio, é recomendado se vestir em camadas: segunda pele por baixo, seguida por peças com isolamento térmico e um casaco/calça mais pesados e impermeáveis. Acessórios como luvas, gorro, meias, máscara facial, protetor de orelha, cachecol e óculos de sol também são importantes. Já os calçados devem ser antiderrapantes e forrados com materiais térmicos, de preferência. 

Escolher as roupas adequadas garante o seu conforto nas montanhas | Foto: Shutterstock

No nécessaire, protetor solar, protetor labial, hidratantes corporais e faciais são indispensáveis. Leve também algumas roupas casuais para aproveitar os momentos de lazer além do esqui e eventos no resort. 

E não se preocupe em levar todos os equipamentos e roupas para esquiar, especialmente os itens mais técnicos. Nos melhores resorts e nas próprias estações de esqui, há lojas completas onde você pode comprar ou alugar todos os materiais que precisa. 

Passo 5) Viaje conhecendo todas as atividades que uma estação de esqui oferece

Saber as atividades que você poderá praticar durante suas férias na neve é uma boa ideia para otimizar seus dias na montanha. Além do esqui e do snowboard, há um mundo de esportes de inverno disponíveis em uma estação de esqui, incluindo a caminhada com raquetes, o esqui cross country, a patinação no gelo e a mountain bike na neve. No roteiro, inclua também algumas excursões pelos arredores, com cidades e vilarejos charmosos pelo caminho. 

Depois de um dia de atividades na neve, nada melhor que se mimar com tratamentos e massagens dos spas para relaxar. E para fechar a noite, visite os bares, casas noturnas e restaurantes locais para brindar aos bons momentos.

Passo 6) Desembarque e aproveite suas férias na neve!

Ao desembarcar, você precisará de um serviço de transfer para sair do aeroporto e chegar à estação de esqui. Antes das suas férias na neve em família, entre em contato com o seu hotel ou resort e, caso eles ofereçam esta comodidade, já deixe tudo reservado. Você também pode contratar o traslado diretamente no aeroporto, mas é sempre melhor já deixar garantido. 

Na hospedagem, o procedimento básico é fazer o check-in (caso ainda não tenha sido feito online), pegar seu Ski Pass, a chave ou cartão e se acomodar no quarto com sua a família. Se estiver com crianças, aproveite para fazer ou concluir a inscrição nas aulas e clubes infantis.

Depois do planejamento, é hora de curtir as férias na neve em família! | Foto: Shutterstock

Quando todos já estiverem instalados, aproveite para visitar as lojas de compra e aluguel de equipamentos, presentes nos melhores resorts de neve. Mas se você utilizou o serviço de reserva prévia, os equipamentos estarão te esperando em um armário exclusivo. 

Para deixar as suas férias na neve ainda mais completas, consulte a recepção do seu hotel ou resort sobre todas as possibilidades de passeios pela região. Pronto: agora é só curtir a viagem!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas