6 dicas para fazer uma viagem com bebê para a neve

Compartilhe:

Planejar uma viagem com bebê para os lugares com neve mais famosos do mundo pode parecer algo complicado à primeira vista. No entanto, com uma série de cuidados é possível aproveitar ao máximo a sua experiência nas montanhas ao lado do seu pequenino. Das roupas apropriadas para o seu filho às atividades oferecidas nas estações de esqui, há muitas questões que precisam ser levadas em consideração para garantir que cada membro da família esteja feliz e seguro durante as férias de esqui. A seguir, listamos 6 dicas para você organizar uma viagem com bebê na neve cheia de descobertas. Veja só:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Dê preferência a uma estação de esqui com baixas altitudes

Para que o seu pequeno se adapte bem à pressão atmosférica das montanhas, uma boa dica é escolher uma estação de esqui com uma altitude não tão elevada. No início das suas férias com bebê, entre o aeroporto de chegada e o seu resort, tente fazer paradas frequentes ao longo do caminho para ajudar o seu filho a se aclimatar. Localizada a 1.400 metros de altitude, a estação de Serre-Chevalier, na França, é uma ótima sugestão para você viajar com o bebê na neve. Le Massif de Charlevoix, no Canadá, a 806 metros, também é uma boa escolha de destino.

Bebê na neve
Estações de esqui baixas são ideais para fazer uma viagem com bebê | Foto: Shutterstock

Importante: bebês com menos de 3 meses não têm pulmões maduros o suficiente para lidar com a altitude. Portanto, espere até o seu bebê atingir esse marco para realizar a sua tão aguardada viagem para a neve em família.

2. Hospede-se em lugares com boa estrutura para o seu bebê

Em relação ao tipo de hospedagem, a melhor dica é buscar lugares com infraestrutura completa para acolher o seu bebê. Os grandes resorts de neve, por exemplo, têm uma série de facilidades e serviços que garantem a comodidade e segurança do seu filho. Alguns deles oferecem clubes infantis/supervisão sob demanda para bebês a partir dos 4 meses. Assim, você pode se aventurar nas pistas de esqui enquanto o seu pequenino fica sob os cuidados de profissionais experientes em um ambiente lúdico e enriquecedor. Muitos locais ainda fornecem equipamentos (carrinho, cadeirinha, berço…) e “cantinhos do bebê” para o preparo das refeições.

3. Escolha roupas apropriadas para vestir o seu bebê na neve

Saber como vestir o bebê no inverno, da cabeça aos pés, é outra questão importante para o sucesso das suas férias. Como as crianças menores perdem calor mais rapidamente que os adultos, uma boa regra é vestir o seu filho com uma camada a mais do que você usaria nas mesmas condições. Dessa forma, se você decidir sair com uma camiseta de mangas compridas e uma jaqueta de esqui, adicione um suéter à roupa de mangas compridas do seu bebê, além de um casaco ou macacão de neve impermeável. Para os passeios ao ar livre, é necessário ter um cuidado especial com as extremidades. Por isso, gorros de lã, protetores de orelhas, luvas e meias quentinhas são acessórios que não podem faltar na sua mala de viagem.

Roupas de bebê apropriadas ao clima frio garantem férias na neve despreocupadas | Foto: Shutterstock

4. Cuidado com os raios solares durante a sua viagem com bebê para a neve

Lembre-se de que quanto mais alto você vai, mais fortes são os raios de sol. Sendo assim, tente manter o seu bebê longe do sol se ele tiver menos de seis meses. No caso de bebês maiores, aplique uma boa camada de protetor solar hipoalergênico com FPS de pelo menos 15 no rosto, lábios, orelhas e qualquer outra área exposta da pele (reaplique o produto com certa frequência ao longo do dia). Certifique-se também de que todos estejam usando óculos escuros ou óculos de esqui (goggles), pois o brilho do sol na neve pode ser intenso.

5. Viaje no fim da temporada de neve para fugir do frio intenso

Se você tem alguma preocupação sobre o clima frio de janeiro do hemisfério norte durante a sua viagem com bebê, talvez seja melhor reservar suas férias em março ou abril, quando as temperaturas estão mais elevadas. É a ocasião perfeita para passear com seu filho ao ar livre e aproveitar ao máximo o ar puro das montanhas. O Natal também é uma época mágica para viajar para uma estação de esqui, com todas as luzes cintilantes e eventos festivos dos vilarejos de inverno mais bonitos do mundo. Vale a pena se programar e vivenciar essa experiência!

O Natal é um período incrível para curtir uma viagem para a neve com o bebê | Foto: Shutterstock

6. Confira os documentos necessários para viajar com o bebê

Na sua lista de itens para viajar com bebê, não dá para esquecer, é claro, dos documentos do seu filho. Até os bebês precisam de passaportes para fazer viagens internacionais (ou documento de identidade com foto, no caso de países do Mercosul). E, dependendo do seu destino final, também será necessário providenciar um visto para o embarque e um seguro de viagem internacional. Além disso, é muito importante levar a carteira de vacinação do seu filho caso ele precise de atendimento médico durante a viagem.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas