6 dicas para aprender a esquiar na neve depois de adulto

Compartilhe:

Ao planejar as primeiras férias nos lugares nevados mais famosos do mundo, uma dúvida muito comum é saber como aprender a esquiar na neve e se isso é possível mesmo depois de adulto. A resposta é direta: sim, claro! Com aulas em grupo, instrutores competentes, os equipamentos certos e as melhores dicas para principiantes, todo mundo pode aprender a esquiar e curtir a sensação única de deslizar pelas montanhas nevadas. Veja nossas dicas a seguir e prepare-se para incluir mais um esporte no seu mix de habilidades!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Faça aulas com profissionais especializados para ganhar confiança

Nos destinos de neve, os melhores resorts oferecem pacotes que incluem aulas de esqui e snowboard para todos os níveis de experiência e faixas etárias. Como as aulas são sempre realizadas em pequenos grupos de pessoas do mesmo nível, você fica mais à vontade para aprender os primeiros passos do esporte. E não precisa se preocupar: os instrutores já estão acostumados a ensinar adultos iniciantes e, por isso, não ligam de esclarecer até as dúvidas mais básicas para você progredir nas pistas com diversão e segurança.

As aulas com instrutores vão te ajudar a ter as primeiras noções de esqui | Foto: Shutterstock

2. Escolha um estação de esqui ideal para adultos iniciantes

Outra dica para quem está aprendendo a esquiar é escolher as estações de esqui mais indicadas para iniciantes. São destinos que geralmente têm áreas ou pistas exclusivas para treinamentos, que se diferenciam por serem amplas e com baixa inclinação. Antes de começar, vale a pena aprender a ler um mapa de esqui e entender melhor as sinalizações e o significado das cores. Na Europa, por exemplo, há pistas verdes (iniciantes/aprendizes), azuis (iniciantes-intermediários), vermelhas (intermediários-avançados) e pretas (experts). A regra de ouro é nunca avançar para uma pista que não condiz com o seu nível de experiência.

3. Fique de olho nos movimentos do seu corpo para manter o equilíbrio

Um ponto essencial do esqui para iniciantes é entender a forma de posicionar o próprio corpo para evitar os desequilíbrios. É preciso ficar relaxado/a o máximo que puder, com os joelhos bem flexionados, os pés levemente virados para dentro e a cabeça reta, sem ficar olhando para baixo. Tudo isso ajuda a manter o equilíbrio nas pistas nevadas e a garantir o controle da velocidade enquanto desliza. Mas lembre-se: cair na neve faz parte do aprendizado. Quando acontecer, levante-se e recomece!

Caindo de esqui
Cair durante a prática faz parte do aprendizado e garante boas risadas | Foto: Shutterstock

4. Respeite sempre os seus limites na hora de aprender a esquiar

Você não precisa fazer manobras radicais para poder esquiar e se divertir. No começo, avalie suas habilidades e, no dia a dia, vá observando quais técnicas já consegue dominar e quais movimentos se sente mais confortável em fazer. O mais importante na hora de esquiar pela primeira vez é respeitar seus limites e não se comparar com outros esquiadores, pois cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado. Dessa forma, é possível praticar o esporte de forma mais descontraída, fazendo até pausas para descansar e admirar as paisagens nevadas ao redor.

5. Use roupas e equipamentos específicos para esquiar

Quando você está aprendendo a esquiar na neve, é preciso dar atenção também às roupas e equipamentos próprios para o esporte: capacete, óculos protetores, luvas, entre outros. Isso faz toda a diferença, pois os aparatos garantem não apenas o seu conforto térmico, mas também a sua segurança nas pistas. Os principais resorts de redes internacionais têm lojas completas, onde você pode comprar ou alugar tudo o que precisa para esquiar. Além disso, os profissionais das ski shops te ajudam a escolher os equipamentos mais adequados ao seu perfil.

As roupas e equipamentos adequados são essenciais para a sua segurança | Shutterstock

6. Faça exercícios antes das férias na neve

Para evitar dores musculares durante a sua primeira experiência com o esqui, tente fazer alguns exercícios simples alguns dias ou semanas antes da sua primeira aula nas pistas. Você pode melhorar sua resistência e força fazendo exercícios que podem ser feitos facilmente ao longo do dia.

O esqui é um esporte diferente no nosso país e, por isso, é natural ter algum receio ao tentar aprender a esquiar na neve depois de adulto. É fundamental ter calma, entender que é um processo gradativo e saber que, quanto mais você pratica, mais divertida e recompensadora será a sua experiência nas montanhas!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas