Descubra os 3 Vales, a maior área de esqui do mundo

Compartilhe:

Um paraíso nevado com 600 km de pistas interligadas e estações de esqui de renome internacional espalhadas entre os vales de Courchevel, Méribel e Belleville, na região francesa da Savoia. Esse é o domínio dos 3 Vales (Les Trois Vallées, em francês), a maior área de esqui do mundo e, consequentemente, um dos lugares com neve mais famosos e desejados pelos fãs de esportes de inverno. 

Com cenários naturais de tirar o fôlego, infinitas possibilidades para esquiar, boa gastronomia e muitas opções de atividades na neve, os 3 Vales proporcionam uma experiência de viagem completa. Adicione, ainda, vilarejos super charmosos, spas com vista para os picos nevados, resorts aconchegantes e pronto: você tem tudo que precisa para aproveitar as suas férias de esqui ao lado da família e dos amigos.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

As estações de esqui dos 3 Vales: cada destino tem algo diferente

O grandioso domínio dos 3 Vales, na verdade, engloba oito estações de esqui principais: Courchevel, Val Thorens, Méribel, La Tania, Orelle, Menuires, Saint-Martin de Belleville e Brides les Bains – algumas delas estão entre os destinos de neve mais conhecidos da França e do mundo. Apesar de compartilharem a mesma área de esqui, cada estância tem a sua própria personalidade e mix de experiências.

3 Vales mapa

Se você está procurando por estações de esqui familiares e completas, Courchevel, Val Thorens e Méribel são extremamente populares entre os viajantes, ano após ano. La Tania é conhecida por seu bom custo-benefício e pistas com declives suaves, enquanto Orelle – a “porta de entrada secreta” dos 3 Vales – tem uma atmosfera calma ideal para se desligar da rotina.

Embora Les Menuires seja vista como o patinho feio da área de esqui, a sua fantástica variedade de pistas de nível intermediário e a proximidade com o eficiente sistema de teleféricos fazem dela uma excelente base para ficar. Já o vilarejo de baixa altitude de Saint-Martin de Belleville oferece um punhado de atrações históricas e uma sensação aconchegante.

Por fim, a pequena cidade termal de Brides les Bains é uma das opções mais acessíveis e um ótimo destino para quem busca férias dedicadas ao bem-estar. Depois de um dia de aventuras na montanha, todo o cansaço vai embora nas águas do Grand Spa Thermal, o maior spa dos Alpes.

Os 3 Vales em números:
  • 600 km de pistas;
  • 339 pistas diferentes;
  • 17% pistas verdes;
  • 39% pistas azuis;
  • 33% pistas vermelhas;
  • 11% pistas pretas;
  • 162 teleféricos;
  • 35 mil hectares de natureza;
  • 3 mil instrutores e guias;
  • 12 km na descida mais longa;
  • 3420 m de altitude, na parte mais alta;
  • 8 parques de neve para freestyle.

O esqui em Val Thorens: um paraíso de neve nos Alpes franceses

Para aproveitar a neve na França, Val Thorens, a estação de esqui mais alta da Europa, é uma excelente escolha. Graças à sua altitude (2300 m), a estância oferece uma das temporadas de esqui mais longas da região (normalmente entre novembro e maio) e uma excelente cobertura de neve. É, portanto, o destino perfeito para quem ama a combinação de emoção, esportes de inverno e belezas naturais.

Em Val Thorens, todos os níveis de habilidade são bem-vindos. Encostas fáceis permitem que você dê o pontapé inicial na sua experiência nas montanhas em uma das melhores estações de esqui na França para passar as férias na neve

Já quem tem um nível intermediário pode se aventurar nas incríveis pistas azuis e vermelhas da estação, com acesso a quase todas as partes da área de esqui. O desafio Christine, por exemplo, é uma divertida pista vermelha que divide um vale escondido com vista para a geleira Peclet.

Val Thorens é um dos melhores lugares para esquiar nos 3 Vales | Foto: Shutterstock

Para esquiadores experientes, Val Thorens conta com áreas incríveis para testar os limites. Combe de Caron é a descida a ser enfrentada no início do dia, antes que as pernas se cansem. São 12 km de pista (a mais longa dos 3 Vales) com mais de 900 m de descida vertical.

Além de diversas modalidades de esqui – downhill, cross country e touring –, Val Thorens oferece a oportunidade de experimentar o snake gliss (divertidos trenós conectados), a mountain bike na neve, o snowpark com boardercross e a corrida de tobogã mais longa da França.

O esqui em Courchevel: luxo, glamour e muitas aventuras de inverno

Courchevel é uma das melhores e mais luxuosas estações de esqui da Europa. Sua área de esqui é dividida em três grandes bacias voltadas para o norte, que abrigam cinco vilas-base diferentes, todas conectadas por uma moderna rede de teleféricos. Sua altitude varia de cerca de 1300 m até mais de 2700 m no cume.

O fato das pistas de esqui estarem voltadas para o norte é uma característica muito importante, pois torna Courchevel um destino com neve garantida e pistas perfeitamente cuidadas. Os iniciantes podem desfrutar de encostas suaves, longas o suficiente para arriscarem suas primeiras curvas nas montanhas francesas.

Courchevel
A estação de Courchevel é uma das mais luxuosas da Europa | Foto: Shutterstock

Por sua vez, os esquiadores intermediários exploram toda a área em um circuito de pistas largas. É possível chegar até o cume de Saulire (o ponto mais alto da estação), admirar a vista, cruzar as encostas suaves de Courchevel 1650 e serpentear pelas árvores de La Tania.

E para quem tem mais experiência nos esportes de inverno, Courchevel é um verdadeiro desafio. A pista Grand Couloir, por exemplo, é uma das mais desafiadoras e empolgantes da estação, exigindo cuidado e atenção redobrada. Um prato cheio para os fãs de adrenalina!

O esqui em Méribel: aproveite as montanhas centrais dos 3 Vales

Conhecida como o coração dos 3 Vales, por conta de sua localização central na enorme área de esqui, Méribel é uma das escolhas mais populares para esquiadores e snowboarders de todo o mundo. Com belas encostas ensolaradas voltadas para o sul, o destino pulsa energia e descontração.

Ao optar pela estação, você tem acesso imediato a 150 km de pistas e pode esquiar diretamente para Courchevel, Val Thorens, Les Menuires e Saint-Martin sem tirar o equipamento dos pés. A localização é realmente conveniente se a ideia é explorar todo o terreno esquiável dos 3 Vales em uma mesma viagem.

Méribel
Localizada no centro da área de esqui, a estação de Méribel é outro destino imperdível | Foto: Shutterstock

Há algo para todos os níveis de experiência em Méribel, embora os intermediários se saiam particularmente bem com a enorme variedade de azuis e vermelhas disponíveis. Áreas fora de pista, voltadas aos freeriders, podem ser encontradas em alguns dos ski resorts vizinhos, especialmente na estação de Val Thorens.

O que fazer nos 3 Vales além do esqui?

Para famílias e grupos que ainda não sabem ou preferem não se aventurar nos esportes de inverno, os 3 Vales oferecem outras atrações emocionantes, como tirolesa, mergulho no gelo, passeios de trenó, voo de parapente, fat bike, caminhada nórdica, patinação, kart e caminhada com raquetes nos pés.

As crianças podem se divertir nos diversos parques infantis, jardins de neve, pistas de tobogã, entre outras atividades na neve. Os melhores resorts da região têm parceria com escolas de esqui fantásticas e oferecem clubes infantis, onde seus filhos são bem cuidados e aprendem enquanto brincam pra valer!

Caminhada com raquetes
As caminhadas de inverno são populares nas estações de esqui dos 3 Vales | Foto: Shutterstock

Après-ski: a diversão continua fora das pistas

Em termos de après-ski (depois do esqui, na tradução livre), os 3 Vales têm praticamente de tudo, e para todos. Você pode passar a noite junto à lareira com sua família, desafiar alguém para um jogo de sinuca ou aproveitar a grande variedade de pubs, bares e casas noturnas. Se a ideia é relaxar, há excelentes spas e centros de bem-estar para recarregar as baterias.

O cenário gastronômico é igualmente variado, com cozinhas de todo o mundo, incluindo a deliciosa gastronomia dos Alpes franceses. É possível encontrar desde opções econômicas, com buffets, até restaurantes com estrelas Michelin (são 19 estabelecimentos estrelados no total!).

Aprés-ski na Europa
O La Folie Douce é um dos après-ski mais animados dos Alpes franceses | Foto: Shutterstock

Por que escolher os 3 Vales?

  • É a maior área de esqui interligada do mundo;
  • Há 339 pistas de esqui com diferentes graus de dificuldade;
  • Os meios de elevação são rápidos e eficientes;
  • Neve confiável com a maioria do terreno acima de 1800 m de altitude;
  • Existem 4 geleiras à sua escolha – excelentes condições de neve durante toda a temporada;
  • Longas descidas verticais esquiáveis;
  • Atrações para todas as idades, dentro e fora das pistas;
  • Paisagens alpinas espetaculares;
  • Resorts All Inclusive com facilidades e serviços de alto padrão.

Como chegar nos 3 Vales?

A maneira mais fácil de chegar às estações de esqui dos 3 Vales é pelo trem Eurostar – a estação de Moûtiers fica a cerca de 30 minutos da maioria dos destinos. Há táxis, shuttles (serviço de transporte) e serviço de ônibus.

Os ônibus públicos circulam regularmente ao longo do dia para cada vale. Val Thorens, Les Menuires e Saint-Martin estão na linha T3, Méribel está na linha T4 e Courchevel na linha T5. O tempo de viagem pode ser de até 70 minutos até o destino mais distante (Val Thorens).

De avião, os aeroportos de Lyon, Chambéry e Genebra são as melhores opções, já que estão a menos de 2h30 da região dos 3 Vales.  

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o grandioso domínio dos 3 Vales, que tal agendar a sua próxima viagem em família para esse destino incrível? Momentos inesquecíveis esperam por vocês!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas