Como esquiar uma pista de moguls? Veja as dicas!

Compartilhe:

A maioria dos esquiadores tem uma relação de amor e ódio com os moguls – o nome que se dá aos montes de neve espalhados (propositalmente ou não) ao longo de uma pista de esqui. É o tipo de terreno perfeito para os esquiadores experientes refinarem sua técnica ou praticantes de freestyle se desafiarem. E mesmo quem é novato, provavelmente encontrará uma pista de moguls em algum momento da aventura. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

O que são moguls exatamente?

Moguls são basicamente montes de neve que se acumulam depois que esquiadores e snowboarders passam o dia fazendo curvas e empurrando a neve por toda a encosta. Esses “solavancos” tornam a pista particularmente irregular para esquiar e podem variar em tamanho. Alguns são do tamanho de uma bola de futebol, enquanto outros são bem maiores e dependem da inclinação da pista. Em geral, quanto mais íngreme a inclinação, maior o diâmetro do mogul.

No entanto, também existem pistas especialmente desenhadas para esportistas que adoram se desafiar em um terreno de moguls. A prática, inclusive, derivou uma das modalidades de esqui freestyle que integram o programa das Olimpíadas de Inverno desde 1992. Os competidores levam menos de 30 segundos para completar um percurso, com os moguls posicionados a cerca de 3,5 m de distância um do outro.

Pista de esqui com montes de neve
Pista de moguls | Foto: Shutterstock

Dicas para esquiar uma pista de moguls

1. A velocidade é a chave para esquiar em moguls

Esquiar muito rápido é o maior erro do esqui de moguls. Portanto, saber dosar sua velocidade permitirá que você controle suas curvas em torno dos obstáculos com mais facilidade. Quando você ganha muita velocidade após passar pelos primeiros montes, corre o risco de perder o controle e sofrer uma queda.

2. Escolha seu caminho antes de começar

Há muitas técnicas para esquiar em uma pista de moguls, mas escolher um caminho a seguir antes de começar pode facilitar o seu desafio. Na hora de definir essa rota, trace uma linha imaginária na sua mente e observe a regularidade no tamanho e no padrão dos moguls. Escolher um caminho inconsistente significa mudar seu ritmo e fazer vários planejamentos durante a prática.

3. Encontre seu próprio ritmo

Comece esquiando e vá descobrindo seu ritmo neste esporte de neve que exige muita dedicação. Uma boa maneira de fazer isso é contar até um certo número, fazer a curva, depois contar até o mesmo número e fazer a curva novamente. Seja qual for a sua técnica, coloque-a em ação, ou pelo menos tente. 

Pista de moguls
Com a prática, você encontrará seu próprio ritmo | Foto: Shutterstock

4. Não deixe de usar os bastões de esqui

Na modalidade com moguls, o uso dos bastões de esqui é imprescindível. Eles desempenham um papel importante ao longo do trajeto desafiador, ajudando você a manter o ritmo e o equilíbrio na pista.

5. Mantenha a parte inferior do corpo solta

Normalmente, ao percorrer pistas de esqui preparadas, a parte superior e inferior do corpo trabalham juntas enquanto você executa suas curvas. No entanto, nos moguls, é preciso deixar a parte inferior do corpo solta e a parte superior estável e levemente inclinada para frente. Pode parecer estranho no início, mas com o tempo você verá que essa é a postura que melhor funciona. 

6. Use o topo do mogul

Ao se deparar com moguls, a maioria dos esquiadores evita usar o topo dos montes. No entanto, esta é uma parte muito útil que pode ser utilizada de forma eficaz em várias manobras.A neve depositada em cima de um mogul geralmente é macia e pode ser usada para diminuir a sua velocidade, por exemplo.

7. É iniciante? Vá com calma!

Primeiro, encontre um bom local para praticar. Comece em uma pista menos íngreme, provavelmente uma pista azul, com moguls menores. Também é interessante encontrar uma área longe da vista dos teleféricos, se você quiser praticar sem medo de cair. Então, quando você começar a pegar o jeito, comece a avançar lentamente para terrenos mais íngremes e com moguls maiores.

8. Faça aulas de esqui

As melhores escolas de esqui oferecem aulas para todos os níveis de habilidade, do iniciante ao avançado. Portanto, mesmo que você seja um esquiador confiante com anos de prática, considere ter aulas com instrutores experientes para melhorar suas técnicas e aprender alguns truques de moguls skiing.

Para não perder nenhum conteúdo sobre o universo dos esportes de inverno, que tal assinar a nossa Newsletter gratuita agora mesmo? Estamos preparando vários conteúdos exclusivos para os assinantes!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas