Como escolher o melhor capacete de ski ou snowboard?

Compartilhe:

O capacete de ski ou snowboard é certamente o item de segurança mais importante para qualquer pessoa que pratica esportes de inverno, seja qual for o nível de experiência. Com um capacete de neve devidamente ajustado, você consegue se proteger de possíveis acidentes e fica mais confiante para encarar os desafios do esporte. De quebra, o acessório mantém a sua cabeça aquecida durante a prática esportiva.

Porém, para obter um capacete de ski que ofereça um bom nível de proteção e conforto, é importante escolhê-lo com sabedoria. Por isso, reunimos abaixo algumas dicas e informações que vão te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Preciso realmente usar um capacete de segurança para praticar esportes de inverno?

Sim, é altamente recomendado que todos usem capacete enquanto estiverem na montanha. Velocidades rápidas, esquiar no gelo, choques entre dois ou mais esquiadores, além de outros fatores, podem contribuir para graves acidentes. Logo, usar um capacete de segurança pode literalmente salvar sua vida.

Capacete de ski x capacete de snowboard: tem diferença?

Não há diferenças técnicas entre um capacete de ski e um capacete de snowboard. Portanto, escolher um modelo é uma questão de preferência pessoal mais do que qualquer outro critério, desde que atenda às normas de segurança. Os capacetes para ski funcionam perfeitamente bem para praticar snowboard, e vice-versa. 

Seja qual for o esporte escolhido, o uso do capacete é indispensável | Shutterstock

As diferentes construções dos capacetes de ski

O tipo de construção de um capacete deve ser escolhido de acordo com a atividade. Esportes de inverno mais intensos pedem capacetes de neve extremamente resistentes, enquanto modalidades mais tranquilas, como o ski cross country, podem ser praticadas com capacetes mais leves e com bastante ventilação. Aqui estão os principais tipos de cascos de capacete disponíveis no mercado:

• Casco In-mold (moldado) – É composto por um revestimento externo de policarbonato resistente, além de um forro de espuma EPS para absorção de impacto. Graças à maneira como é construído, sem cola ou parafusos, esse tipo de capacete é leve e durável. Também apresenta um sistema de ventilação muito eficaz. 

• Casco Hardshell – Essa construção é caracterizada por uma proteção de ABS durável e um forro de EPS leve colados ou aparafusados entre si. A pequena desvantagem do design é a ventilação limitada, mas isso é mais do que compensado pela natureza robusta e resistente.

• Híbridos Os capacetes de ski híbridos permitem o melhor dos dois mundos: componentes Hardshell nos lugares que precisam de mais proteção e componentes In-Mold para melhorar a ventilação e pesar menos na cabeça.

Comprar capacete de esqui
Construção de capacete Hardshell (esq.) e In-mold (dir.) | Shutterstock

Ventilação dos capacetes de snowboard ou ski

Os capacetes de ski e snowboard costumam vir com algum tipo de ventilação, que pode ser fixa ou ajustável. As aberturas fixas são passivamente abertas e permitem que o calor e a umidade escapem. Já as aberturas ajustáveis são acionadas por um mecanismo deslizante ou botão, possibilitando que você controle o fluxo de ar, dependendo das condições.

Como descobrir o tamanho do capacete ideal?

A escolha de um capacete de ski/snowboard depende das proporções da sua cabeça, então você não deve confiar no tamanho de outra pessoa para escolher o seu. Sendo assim, antes de comprar ou alugar seus equipamentos de ski, tente experimentar diferentes opções até encontrar algo que se encaixe bem. O capacete deve ficar bem confortável na cabeça, ou seja, nem muito frouxo, nem apertado demais.

Se a ideia, no entanto, é comprar um capacete de neve online, você precisará de uma medida mais concreta para encontrar o modelo certo. Usando uma fita métrica, basta posicioná-la logo acima das orelhas e cerca de 1 centímetro acima das sobrancelhas. Então, meça ao redor da maior parte de sua cabeça (mantendo a fita nivelada) para determinar a circunferência da sua cabeça. Aí é só conferir a tabela de medidas do fabricante para descobrir o tamanho ideal.

O seu capacete para esquiar deve se ajustar confortavelmente | Shutterstock

Fique de olho: não deve haver espaço entre o capacete e a parte superior dos seus óculos para esquiar. Portanto, antes de comprar ou alugar, certifique-se de que o capacete se ajuste perfeitamente à parte superior dos óculos, mas não tão baixo que atrapalhe a visão ou empurre os óculos para baixo.

Outras características para você considerar

• MIPS (Sistema de Proteção de Impacto Multidirecional): tecnologia que fornece proteção extra contra possíveis lesões cerebrais no caso de uma queda em ângulo, em vez de uma queda direta. Ao usar três revestimentos protetores distintos, o MIPS ajuda a absorver o impacto, impedindo que o cérebro se movimente dentro da caixa craniana. 

• Viseira: capacetes que já vêm com viseiras integradas podem ser uma ótima opção para pessoas que costumam perder os óculos ou mesmo para quem usa óculos de grau. Em geral, são confortáveis e oferecem ótima visão periférica, o que é particularmente útil em condições de pouca luz.

• Sistemas de áudio ou compatíveis com áudio: ideais para quem não abre mão de escutar suas músicas favoritas na hora de esquiar ou praticar snowboard. Alguns capacetes têm componentes de som com controles de potência e volume.

• Earpads removíveis: almofadas que podem preencher espaços extras dentro do seu capacete de ski e torná-lo mais confortável em sua cabeça.

• Compatibilidade com câmera: se você deseja capturar suas aventuras pela montanha em vídeos e fotos na neve, escolha um capacete de neve no qual você pode encaixar facilmente uma câmera GoPro (ou sua câmera de ação favorita).

• Sistemas de ajustes: todos os capacetes de ski têm uma alça que passa por baixo do queixo para manter o acessório firme na cabeça e, assim, garantir que ele não saia do lugar em caso de acidentes. Alguns modelos também têm uma faixa ajustável na parte de trás da cabeça para fornecer uma segurança a mais.

Alguns capacetes de snowboard/ski têm suporte para câmeras de ação | Shutterstock

Primeiro a segurança, depois o estilo

Embora não seja tão importante quanto o ajuste, o conforto e a proteção, o estilo também desempenha um grande papel na escolha de um capacete. Os modelos vêm em uma variedade de cores, desde tons mais neutros até cores mais chamativas. Tem até capacete de ski com desenhos de personagens. Na hora de comprar ou alugar, experimente vários e encontre um estilo que funcione melhor para você.

Alugue os equipamentos de ski e snowboard facilmente

Vale dizer que você não precisa se preocupar em comprar um capacete de ski aqui no Brasil, antes das suas férias começarem. As estações de ski e os melhores resorts de neve, como os da rede Club Med, tem lojas completas destinadas ao aluguel de equipamentos de ski e snowboard, incluindo pranchas, agasalhos, capacetes, bastões, entre outros itens técnicos. Você ainda conta com a expertise de funcionários altamente capacitados para te ajudar!

Gostou da matéria? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber mais dicas sobre o universo dos esportes de inverno e muitos conteúdos exclusivos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas