Chamonix: o que fazer no famoso destino de neve?

Compartilhe:

Famosa por sua sua localização aos pés da icônica montanha Mont Blanc, Chamonix, na França, tem uma longa história com os esportes de neve. Desde que sediou os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, a cidade é reconhecida por oferecer aos seus visitantes uma excelente estrutura para esquiar e praticar outras modalidades de inverno emocionantes. 

Mas não é só isso. Apesar da beleza silenciosa das montanhas imponentes ao redor, o centro de Chamonix é pura vida, com um belíssimo núcleo histórico para explorar, culinária excepcional e infinitas oportunidades de diversão. Quer saber mais sobre o destino? Do esqui às atrações naturais, passando pelos museus, selecionamos abaixo os passeios em Chamonix que você não pode deixar de colocar no seu roteiro de viagem. 

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Chamonix-Mont Blanc: esqui para todos

Esqui Chamonix

Considerada um dos destinos mais famosos para esquiar na França, a estância de Chamonix-Mont Blanc oferece uma variedade de opções esportivas. Apesar de ter um perfil mais aventureiro, com esqui fora de pista e muitos desafios radicais, todos os níveis de habilidade são bem-vindos na estação. Dominada pelo imponente Mont Blanc, a área é dividida em quatro núcleos de esqui principais: Les Grands Montets, Brevent-Flegere, Le Tour/Balme e Les Houches. O mais próximo de Chamonix é Brevent-Flegere, onde você pode esquiar sob o sol enquanto aproveita o belo visual do vale.

Admire os Alpes no mirante da Aiguille du Midi

Aiguille du Midi

Quando se pensa na altitude de Chamonix, o lugar mais popular da região é o topo da Aiguille du Midi, um dos mirantes mais incríveis da Europa. Do terraço panorâmico mais alto, a 3.842 metros de altitude, é possível apreciar o visual dos Alpes franceses, italianos e suíços em todas as direções possíveis (incluindo diretamente para baixo, graças à caixa de vidro panorâmica “Step into the Void”). Para chegar na atração, é preciso pegar o Téléphérique de l’Aiguille du Midi no centro da cidade de Chamonix. O trajeto dura aproximadamente 20 minutos.

Faça um passeio agradável pelo vilarejo de Chamonix

Hoje Chamonix é um destino de esqui internacionalmente famoso, mas a área já foi apenas uma pacata aldeia de montanha. O sucesso contínuo da cidade e sua localização deslumbrante atraíram uma onda de artistas, empresários e jovens profissionais que dão ao lugar uma atmosfera vibrante. O vilarejo reúne um punhado de lojas, boutiques de luxo, cafés e restaurantes gourmet, com uma mistura de arquitetura alpina tradicional e instalações mais modernas. Vale a pena reservar um tempo no roteiro para fazer um passeio agradável pelo local, sem compromisso.

Embarque em um trem rumo ao reino do gelo

Mer de Glace

Descoberta por turistas no século 19, a Mer de Glace é a geleira mais extensa da França. Seu nome em português significa “Mar de Gelo”, o que faz total sentido, considerando que a paisagem de inverno tem 7 quilômetros de comprimento. Para acessar a Mer de Glace e a Grotte de Glace (Caverna de Gelo) do local, basta pegar um antigo trem vermelho para Montenvers. O comboio sai do centro da cidade de Chamonix (em Gare du Montenvers) e chega à geleira em cerca de 20 minutos. Depois, você ainda precisa pegar um teleférico. 

Conheça a história da região no Museu Alpino

Museu Alpino

Localizado em um antigo hotel de luxo da Belle Époque, o museu de dois andares mergulha os visitantes na fascinante história dos Alpes franceses e sua rica herança cultural. As exposições contam a história do Mont Blanc e de Chamonix, desde as primeiras expedições de montanhismo até a era dourada das estações de esqui. Pinturas, gravuras, objetos antigos, fotografias e mapas em relevo fazem parte do acervo.

Turismo em Chamonix a bordo do Tramway du Mont Blanc

Tramway du Mont Blanc

Se você está em busca de um passeio em Chamonix tranquilo e inspirador pelas paisagens alpinas, o famoso Tramway du Mont Blanc é a escolha certa. Construída entre 1906 a 1912, a ferrovia – a mais alta da França – te leva para diversas localidades, partindo de Le Fayet e Saint-Gervais, atravessando o Bellevue Plateau e Le Prarion, antes de parar no próprio Mont Blanc. Nos pontos de desembarque, é possível fazer trilhas pela natureza ou passeios de mountain bike. E ao longo da jornada, você se surpreende com belas montanhas cobertas de neve, florestas e prados alpinos passando pela sua janela. 

Admire as coleções de pedras preciosas do Museu de Cristais

O Museu de Cristais (Musée des Cristaux) é outra atração cultural imperdível em Chamonix. No local estão expostas coleções de joias preciosas não apenas do Mont Blanc e dos Alpes, mas também dos cinco continentes do mundo. Aproveite a visita para conhecer também o adjacente Espace Tairraz, um museu de montanhismo que traz exibições interativas e criativas sobre o esporte.

Mais ideias de atrações em Chamonix

Para os apaixonados por esportes de neve radicais, Chamonix é um verdadeiro paraíso de inverno. Veja outras atividades emocionantes que a região oferece:

  • Voo de parapente ao redor do Mont Blanc;
  • Escalada no gelo;
  • Passeios de trenó;
  • Caminhada na Glacier des Bossons;
  • Snowboard;
  • Caminhada com raquetes de neve;
  • Esqui cross country;
  • Voo panorâmico de helicóptero;
  • Snow tubing.

Agora que você pegou as melhores dicas de Chamonix, que tal começar a organizar o roteiro das suas próximas férias? As belezas e atrações de uma das regiões mais surpreendentes da Europa estão esperando por você!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas