Cachorro da neve: 8 raças que se dão bem no frio

Compartilhe:

Se você já esteve em destinos nevados para ver animais, provavelmente se deparou com algum cachorro da neve. Ao redor do mundo, existem diversas raças de cães que foram criadas para serem mais tolerantes ao frio, graças especialmente à pelagem grossa e fofa que ajuda a preservar o calor. Além disso, as patas de um cachorro de neve geralmente são largas e cobertas de pelos para repelir a neve, e suas orelhas costumam ser pequenas para evitar queimaduras de frio.

Do Husky Siberiano ao Chow Chow, passando pelo grandalhão São Bernardo, selecionamos abaixo 8 raças de cachorro da neve que adoram explorar as paisagens de inverno e se dão bem nas baixas temperaturas. Dê uma olhada:

1. O São Bernardo é o símbolo da estação La Rosière

Cachorro São Bernardo na neve

O gigante e peludo São Bernardo vem dos Alpes suíços e foi originalmente usado para localizar viajantes indefesos durante as tempestades de neve. Por isso, essa raça está acostumada a viver em regiões nevadas e suportar temperaturas de até –30 °C. Outra curiosidade é que o São Bernardo virou o símbolo da estação de esqui La Rosière, na França, onde foi introduzido no século 17 e treinado por monges para resgatar peregrinos em perigo. A área de esqui Espace San Bernardo, onde fica La Rosière, foi nomeada em homenagem ao belo animal!

2. O Husky Siberiano é o famoso cachorro que vive na neve

Cachorro Husky Siberiano na neve

Sem dúvida, o Husky Siberiano é a raça de cachorro da neve mais popular. Como o nome sugere, esse cão é originário da Sibéria, na Rússia, um dos lugares mais frios e inóspitos do mundo. Lá, o Husky foi criado para puxar trenós com passageiros e suplementos pela tundra congelada, além de auxiliar na caça. Ele é capaz de suportar temperaturas abaixo de zero devido à sua camada dupla e densa de pelos. 

3. O Malamute do Alasca vive em baixíssimas temperaturas 

Cachorro Malamute do Alasca na neve

O Malamute do Alasca é mais um cachorro da neve grande, por vezes confundido com o Husky Siberiano devido ao porte e à pelagem bicolor. Apesar de sua origem não ser muito precisa, a raça tem o nome do lugar onde surgiu, bem como da tribo indígena responsável por sua criação: os Mahlemuts. Eles foram originalmente criados para ajudar os caçadores a derrubar grandes animais.

4. O Chow Chow já foi guarda de templos sagrados

Cachorro Chow Chow na neve

O Chow Chow é um cachorro na neve conhecido por sua língua preta-azulada e juba semelhante a de um leão. Os registros mais antigos da raça foram encontrados em território chinês, onde tinha diferentes funções – desde companhia de caça até a guarda dos templos sagrados em regiões montanhosas no inverno da China. Sua pelagem excepcionalmente espessa os mantinha aquecidos enquanto realizavam as tarefas. Hoje em dia, são ótimos cães de companhia, calmos e leais. 

5. Akita Inu: o cão japonês que simboliza saúde e sorte

Cachorro Akita Inu na neve

Se você assistiu ao filme Sempre ao Seu Lado (2009), vai reconhecer a carinha na foto de cachorro da neve acima. Isso porque o Akita Inu é a raça do cão que contracena com o personagem principal, interpretado por Richard Gere. Em sua terra natal, o arquipélago japonês, esse simpático cãozinho é símbolo de saúde, prosperidade, sorte e lealdade. E como tem o subpelo espesso e vem dos territórios de neve no Japão, o Akita está acostumado a viver em climas frios.

6. O Samoieda tem uma pelagem branca como a neve 

Cachorro Samoieda na neve

Devido à sua ligação direta com os lobos, o Samoieda é considerado uma das raças mais puras do mundo. Assim como o Husky Siberiano, ele também é originário da região da Sibéria, onde foi criado para pastorear renas, caçar e transportar trenós. Com sua pelagem branca, pesada e sedosa, esse cão é muito resistente ao frio e pode lidar com temperaturas de até –30 °C. Ele, inclusive, adora estar ao ar livre!

7. Elkhound Norueguês é mais um cachorro da neve 

Cachorro Elkhound Norueguês na neve

O Elkhound Norueguês, como o nome entrega, é uma raça que vem da Noruega, um dos destinos de inverno mais famosos da Europa. Esse nome de cachorro de neve significa “cão de cervo”, pois auxiliava na caça do animal durante os períodos de frio intenso. Sua pelagem dupla e grossa o mantém confortável na neve.

8. Terra Nova é um nadador de águas gélidas

Cachorro Terra Nova na neve

A raça Terra Nova vem da ilha canadense de mesmo nome e é conhecida por ter inúmeras habilidades. Originalmente, ela foi criada para ajudar os pescadores que negociam nas águas geladas do Atlântico Norte. Além de auxiliar no transporte das redes de pesca, os cães também mergulhavam para resgatar pessoas no mar. Apesar de seu tamanho enorme, eles são uma raça de companhia popular por conta de sua natureza calma e amorosa.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre os cachorros da neve? Para saber mais sobre o universo da neve e do inverno, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. É gratuita e cheia de conteúdos exclusivos! 

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas