Bariloche no inverno: o que fazer no destino?

Compartilhe:

Ao falar de Bariloche no inverno, a neve e o esqui são as primeiras coisas que vêm à cabeça. Engana-se, porém, quem pensa que as atividades dessa famosa cidade da Argentina se resumem apenas aos esportes na neve. A localidade reserva uma série de experiências gastronômicas, culturais e de lazer, além de paisagens naturais de tirar o fôlego: montanhas nevadas, bosques e lagos cintilantes.

Quer saber como aproveitar as opções que o inverno de Bariloche proporciona? Listamos abaixo alguns dos principais passeios e atividades para você curtir ao máximo essa bela cidade da Patagônia. Acompanhe com a gente!

O que fazer em Bariloche no inverno?

Localizada a cerca de 1600 quilômetros de Buenos Aires, San Carlos de Bariloche é uma das cidades turísticas mais visitadas do país. No inverno, o destino é bastante procurado por turistas brasileiros, graças especialmente à sua proximidade e ao turismo relacionado às atividades de montanha e neve. Veja o que fazer:

O Cerro Otto tem uma vista panorâmica espetacular

A visita ao Cerro Otto é um dos passeios mais famosos de Bariloche no inverno. Para chegar ao topo, a melhor maneira é pegar o teleférico de gôndola, que descortina vistas de tirar o fôlego. Lá em cima, há diversas atividades (caminhada com raquetes, descidas em trenós de neve, etc.) e a famosa Confeitaria Giratória, onde você pode se abrigar do frio e ter uma visão 360 ​​graus da região. Certifique-se de levar sua câmera, pois as oportunidades de fotografia são únicas!

teleférico do Cerro Otto
O teleférico do Cerro Otto oferece vistas espetaculares | Shutterstock

Conheça o Refúgio Neumeyer e a Laguna Congelada

Localizado no Vale del Challhuaco, a 20 quilômetros da cidade, o Refúgio Neumeyer é um complexo recreativo perfeito para curtir Bariloche no inverno e ver neve já a partir de junho. O refúgio é o ponto de partida para uma série de atividades, como o passeio guiado até a Laguna Congelada. Adequada para todas as idades, essa caminhada de dificuldade baixa/média passa por uma bela floresta nevada e tem como destino final a Laguna Verde, que fica congelada durante o inverno.

Circuito Chico: o passeio mais clássico de Bariloche

Não importa se é a primeira ou quinta vez que você faz uma viagem para Bariloche, o Circuito Chico é o passeio que não pode faltar no roteiro. Como se fosse um city tour, a rota de 60 quilômetros parte do centro da cidade e percorre vários locais de interesse, incluindo lagos, montanhas nevadas, florestas e mirantes panorâmicos. As paradas clássicas são o Hotel Llao Llao, Punto Panorámico, Capela de San Eduardo, Fábrica de Rosa Mosqueta e o Cerro Campanario. 

Vista do Cerro Campanario, parte do Circuito Chico
Cerro Campanario, uma das paradas do Circuito Chico | Shutterstock

Cervejas artesanais no inverno? Sim, claro! 

Depois de um dia de passeios, uma boa opção é conhecer e provar algumas das cervejas artesanais de Bariloche. Duas ruas, em particular, Juramento e 20 de Febrero, estão ladeadas por edifícios antigos, em alguns dos quais existem bares e restaurantes quase sempre cheios de turistas estrangeiros. Você também pode participar do Bariloche Beer Experience, um tour cervejeiro guiado, que passa por três fábricas da bebida e inclui degustações. 

Delicie-se com os chocolates de Bariloche

Um passeio em Bariloche no inverno tem que ter chocolate no roteiro! A cidade é famosa por conta de suas excelentes chocolaterias e doces artesanais. Só na rua principal (Calle Mitre) existem mais de 15 lojas especializadas, onde você pode entrar e degustar os mais variados tipos de chocolate: de bombons às ramas, passando por trufas e barrinhas saborizadas. Se você quer levar uma lembrança gastronômica de Bariloche para sua família, essa é uma boa pedida.

Bancada com chocolates de Bariloche
Os chocolates de Bariloche são irresistíveis | Shutterstock

Esportes de inverno no Cerro Catedral

Um dos destinos mais populares do inverno na Argentina, o Cerro Catedral é o principal centro de esqui do país e um dos mais importantes da América do Sul. Imerso na fantástica geografia do Parque Nacional Nahuel Huapi, o complexo conta com 120 quilômetros de pistas para todos os níveis e 34 meios de elevação. Geralmente, a alta temporada de neve no Cerro Catedral começa em meados de julho e dura até agosto ou setembro, dependendo das condições.

Área de esqui de Cerro Catedral
Cerro Catedral: uma das principais áreas de esqui da América do Sul | Shutterstock

Quando é a temporada de inverno em Bariloche?

Assim como no Brasil, a temporada de inverno em Bariloche vai de 21 de junho até 20 de setembro. Os dias são frios e as temperaturas variam entre 0 º e -10 ºC. Para maiores chances de ver neve, prefira viajar entre a segunda metade de julho e o começo de outubro. Agosto é o melhor mês para ver paisagens branquinhas. 

E aí, gostou de saber o que tem para fazer em Bariloche no inverno? Então use essas informações a seu favor e comece a planejar a sua viagem para a Argentina. E para mais dicas como essa, assine a nossa Newsletter gratuita!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas