Alpes: onde ficam e o que fazer na região?

Compartilhe:

É comum ouvir falar dos Alpes, mas não saber exatamente o que são e onde ficam. Por definição, estamos falando da cordilheira mais extensa da Europa, que se formou quando duas grandes placas tectônicas colidiram lentamente, empurrando o solo ao longo de milhares de anos. O resultado são paisagens e montanhas imponentes para contemplar, que se estendem por vários países e reúnem alguns dos destinos turísticos mais visitados do mundo. Descubra, a seguir, a localização dos Alpes e o que você pode fazer nessa bela região do planeta!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Afinal, onde ficam os Alpes?

Os Alpes ficam no centro-sul da Europa e abrangem um território de aproximadamente 190.700 km². No total, a região alpina engloba oito países europeus: Áustria, França, Alemanha, Itália, Liechtenstein, Mónaco, Eslovénia e Suíça. A cordilheira fica a 4.810 m acima do nível do mar e sua altitude diminui de oeste para leste, com o ponto culminante dos Alpes – o lendário Mont Blanc – na fronteira entre a França e a Itália.

Mapa dos Alpes | Shutterstock/Você na Neve

As subdivisões alpinas

A cordilheira dos Alpes pode ser dividida em três grandes seções: os Alpes Orientais, Centrais e Ocidentais. Localizados principalmente na Áustria, mas também na Alemanha, Itália e Eslovênia, os Alpes Orientais também compreendem o Alpes Bávaros, Alpes Cárnicos, Alpes Dináricos, Alpes Dolomitas e Alpes Julianos. 

Os Alpes Centrais ocupam a área entre o Grande Passo de São Bernardo, na fronteira suíço-italiana, e o Passo do Brennero, na divisa da Itália com a Áustria. Essa extensa região compreende os Alpes Berneses e Glanoreses, no lado norte, e os Alpes Lepontinos, de Venoste, Valaisanos e Réticos, na parte sul. 

Já os Alpes Ocidentais concentram muitos destinos turísticos famosos e estendem-se desde os Alpes Marítimos, perto da costa mediterrânea, até ao Grande Passo de São Bernardo, abrangendo as fronteiras da França, Itália e Suíça. É composto pelos Alpes Cócios, Ligures e Graios, assim como o famoso maciço do Mont Blanc e o Vale de Aosta, no noroeste da Itália.

Lago Lac Blanc com o Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes, em segundo plano | Shutterstock

Os Alpes reservam um mundo de atrações imperdíveis

Nos Alpes, há uma variedade de atividades diferentes para colocar no roteiro. Esportes de inverno como o esqui e o snowboard podem ser praticados nos maiores ski resorts do mundo, mais especificamente nos Alpes Franceses, Alpes suíços, Alpes Italianos e Alpes Austríacos. Caminhadas, voo de parapente e alpinismo também são programas bastante populares na região. Aqui estão as principais atrações alpinas:

1. Descubra os esportes de inverno

Extremamente populares na temporada de inverno, os Alpes oferecem uma variedade de estações de esqui incríveis e pistas para todos os níveis de habilidade. Da maior área de esqui do mundo, os 3 Vales, nos Alpes Franceses, até a sofisticada St. Moritz, nos Alpes Suíços, há muitos destinos de neve perfeitos para curtir uma aventura de esqui, snowboard, entre outros esportes de inverno emocionantes.

3 vales, Alpes
Os 3 Vales, na França, formam a maior área de esqui do mundo | Shutterstock

2. Voo de parapente para ver os Alpes do céu

Inventado e aperfeiçoado nos Alpes, o parapente é uma das melhores maneiras de admirar as montanhas cobertas de neve. É possível fazer um voo duplo e desfrutar de uma experiência contemplativa ou topar o chamado “voo sensation”, em que o instrutor te leva em uma jornada cheia de adrenalina enquanto realiza uma série de manobras com você!

3. Explore as montanhas sobre duas rodas

Com muitas etapas do Tour de France ocorrendo dentro e ao redor dos Alpes – com destaque para a estação de Alpe d’Huez –, a região é um ímã de ciclistas aventureiros. Durante o inverno, a mountain bike na neve é uma atividade disponível em muitos destinos de neve alpinos. Com a ajuda de uma fat bike, a famosa bicicleta com pneus mais largos, há uma variedade de trilhas para todos os níveis esperando para serem exploradas.

4. As ferrovias de montanha

Os Alpes abrigam algumas das ferrovias de montanha mais belas do mundo. Dá para contemplar o icônico Mont Blanc via Tramway du Mont Blanc ou descobrir a Matterhorn, uma das mais conhecidas montanhas dos Alpes, a partir de uma jornada de trem até o topo da montanha Gornergrat. O passeio até a estação ferroviária mais alta da Europa, Jungfraujoch, na Suíça, também é um programa turístico imperdível.

Tramway Mont Blanc
O Tramway du Mont Blanc é um dos melhores passeios de trem da região alpina | Shutterstock

5. Contemple a beleza dos lagos alpinos

Os Alpes não são apenas conhecidos por seus picos imponentes, mas também por seus lagos sensacionais. O Lago de Como, o Lago de Garda e o Lago Bled estão entre alguns dos lagos mais impressionantes dos Alpes. Muitos espelhos d’água permitem a prática de esportes aquáticos, incluindo caiaque e stand up paddle.

6. Momentos de bem-estar nos Alpes

A região alpina não é apenas um centro de aventuras ao ar livre, mas também um lugar perfeito para relaxar. Há vários destinos de spa para recarregar as energias e admirar a bela paisagem montanhosa ao redor. A escolha é sua:  mime-se com tratamentos de beleza e bem-estar, passe bons momentos em uma piscina aquecida ou opte por uma massagem relaxante depois de um dia de atividades na neve.

7. Muitos desafios de alpinismo

Lar dos picos mais altos da Europa, os Alpes são um paraíso para os montanhistas experientes. Há uma série de rotas clássicas para escolher, incluindo escalar o famoso Mont Blanc, explorar a Matterhorn ou caminhar no Monte Rosa. No inverno, a escalada no gelo também é uma atividade popular. Existem muitos desafios para experts, assim como cursos de escalada para quem quer aprender a modalidade.

O alpinismo é uma das atividades mais populares em toda a região | Shutterstock

8. Um paraíso para caminhadas

A melhor maneira de explorar a paisagem alpina e respirar o ar puro das montanhas é definitivamente a pé. Existem muitos percursos que permitem descobrir belos cenários, como lagos, cascatas, florestas, geleiras e picos cobertos de neve. De curtas caminhadas com raquetes nos pés até aventuras de trekking de vários dias, há uma experiência perfeita para todo mundo que é fã de caminhadas pela natureza.

9. A deliciosa gastronomia alpina

Se você costuma aproveitar as viagens para saborear as comidas típicas dos destinos, vai amar saber que a gastronomia dos Alpes tem uma variedade de pratos deliciosos para experimentar no pós esqui. Algumas das opções clássicas incluem fondue de queijos alpinos, crozets, massas gratinadas e, é claro, os famosos chocolates suíços. Se você quiser acrescentar um toque de luxo para as suas férias, aproveite para conhecer os restaurantes com estrela Michelin da região. 

10. Embarque nos teleféricos alpinos

Outra atração que você não pode deixar de aproveitar durante uma viagem aos Alpes são os passeios de teleférico. Algumas gôndolas te levam a mirantes nas alturas, que descortinam vistas incríveis das paisagens ao redor. Entre os teleféricos  mais famosos estão o Teleférico de Aiguille du Midi, na França, e o Matterhorn Glacier Ride, na Suíça.

Gostou de conhecer melhor a região alpina? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita para receber mais conteúdos sobre o local e dicas de outros destinos turísticos pelo mundo!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas