8 dicas de ski para quem está começando

Compartilhe:

Se você está pensando em esquiar pela primeira vez, algumas dicas de ski podem ser úteis para tornar a sua experiência melhor. Ser novato no esporte não é fácil e pode ser intimidador, mas com os cuidados, mentalidade e equipamentos certos, é possível superar os desafios e aproveitar ao máximo a sua aventura nas montanhas. De quebra, você pode voltar das férias com um novo hobby favorito! Para te ajudar, reunimos aqui 8 dicas sobre ski para iniciantes. Veja só:

1. Escolha uma estação de ski para iniciantes

Embora a maioria dos destinos de neve tenha opções para inexperientes, nem todos oferecem uma boa estrutura de aprendizagem. A boa notícia é que você pode encontrar estações de ski ideais para iniciantes em praticamente todos os países com neve. Em geral, são lugares que têm uma boa quantidade de pistas de nível fácil, aulas em grupo com instrutores especializados, lojas de aluguel de equipamentos e variedade de atividades para diversificar a programação.

Esquiadores iniciantes na neve
Algumas estações têm estrutura completa para esquiadores iniciantes | Shutterstock

2. Use as roupas de esqui adequadas

Uma das dicas de ski mais importantes para começar o aprendizado com o pé direito: vista-se adequadamente! Um bom conjunto de roupas para esquiar deve ter peças impermeáveis e respiráveis ​​(calça e casaco), além de uma segunda pele térmica e uma blusa quentinha no meio. Para completar, não esqueça dos acessórios: gorro, luvas, polaina de pescoço, meias térmicas…  

3. Alugue todos os seus equipamentos no local

Quando o assunto é ski para iniciantes, o aluguel de equipamentos é muito mais vantajoso do que a compra. Alugar permite que você tenha uma ideia de como tudo funciona e obtenha conselhos de um especialista. Os funcionários de basicamente todas as ski shops podem tirar suas medidas e garantir que você esteja totalmente equipado(a) para a sua primeira vez na neve. E se você optar por um resort de hospedagem, saiba que os melhores têm lojas de ski nas dependências.

As roupas e equipamentos adequados influenciam no seu aprendizado | Shutterstock

4. Apostar nas aulas é uma das melhores dicas de ski

Fazer aulas de ski em grupo é uma ótima maneira de aprender o esporte de maneira prática e divertida. Os instrutores já estão acostumados a ensinar pessoas que nunca tiveram contato com a neve e, por isso, têm paciência para mostrar os movimentos e técnicas básicas até você pegar o jeito e evoluir. E como normalmente as aulas são formadas por pequenos grupos de pessoas do mesmo nível, todos ficam à vontade durante o processo de aprendizagem.

5. Comece esquiando nas pistas de nível fácil

Nas estâncias de inverno, você encontra quilômetros de pistas de ski e terrenos diversificados. No entanto, para quem é principiante, as pistas verdes e azuis são as mais indicadas. Elas costumam ser bem amplas e contam com poucos declives ou curvas. Além disso, não é permitido deslizar em alta velocidade nessas áreas, o que garante maior segurança para quem está aprendendo as técnicas introdutórias.  

Instrutor ensinando esquiadores iniciantes
Instrutor ensinando seus alunos nas pistas de treinamento | Shutterstock

6. Considere alguma técnicas para manter o equilíbrio

Cair é inevitável para todo mundo que está aprendendo a esquiar, então aceite isso e se prepare para levar alguns tombos, levantar e recomeçar. Porém, para manter o equilíbrio e evitar acidentes mais sérios, há algumas dicas de ski que podem ajudar. Primeiro, mantenha o corpo relaxado e a cabeça erguida, evitando ao máximo olhar para o chão. Também é importante ficar com os joelhos bem flexionados e os pés virados levemente para dentro. Dessa forma, você consegue passar sobre montes de neve e curvas com muito mais fluidez e facilidade. 

7. Aprenda a usar os teleféricos

Bom, andar de teleférico com skis nos pés pode ser um desafio à primeira vista, mas não é tão difícil como se pensa. Quando a cadeira antes da sua passar, posicione-se no ponto de embarque (normalmente há uma faixa no chão indicando). Depois, segure os dois bastões em uma só mão, olhe para trás e segure a cadeirinha com a outra mão. Aí é só sentar e curtir a vista. 

Para sair do teleférico, mantenha a calma. Na hora que a cadeira chegar na parte mais plana do ponto de desembarque, coloque os bastões em uma mão e use a outra para se levantar e se empurrar para fora da cadeira.

Esquiadores iniciantes no teleférico
Andar nos teleféricos com skis não é tão díficil | Shutterstock

8. Opte por um pacote de viagem completo

Se viagens para neve são uma novidade na sua vida, saiba que é possível economizar muito nos custos de ski para iniciantes. Os melhores resorts de hospedagem (geralmente os de redes internacionais) oferecem pacotes All Inclusive que já englobam aulas de ski para todos os níveis, ingressos de teleférico, entretenimento, entre outras facilidades. Com isso, você não precisa contratar os serviços por fora, o que descomplica suas férias e garante uma baita economia!  

Compartilhe:

Matérias Relacionadas