4 esquiadores que você precisa conhecer

Compartilhe:

Os esquiadores estão entre os maiores heróis dos esportes de inverno. Os atletas do esqui alpino, esqui cross country e outras modalidades figuram no imaginário dos fãs e inspiram os jovens a seguir o caminho da vida esportiva. Entre medalhas olímpicas e vitórias em campeonatos mundiais a nomes que batizam domínios de esqui, conheça abaixo a história de 4 esquiadores legendários!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Jean-Claude Killy: referência do esqui olímpico francês e nome de domínio esquiável

Quando um jovem francês de 24 anos venceu os três eventos de esqui alpino da Olimpíada de Inverno de Grenoble, em 1968, ele automaticamente se tornou um herói nacional. Em resumo, essa é a história de Jean-Claude Killy e seus triunfos nas modalidades slalom, slalom gigante e downhill. 

O esquiador, apesar de não ter os maiores números da história do esporte, levou seis medalhas de ouro em campeonatos mundiais, além de 18 vitórias e 24 pódios em etapas da Copa do Mundo de Esqui. Killy abandonou os esquis em 1968, no auge da sua carreira, para viver eternamente no imaginário dos franceses. 

Jean Claude Killy
Jean-Claude Killy deixou um legado na história dos esportes de inverno na França | Foto: Getty Images

Como homenagem à carreira rápida e vitoriosa de Killy, os franceses batizaram o domínio esquiável entre Val d’Isère e Tignes, na Savoia, de “Espaço Killy”. Ao todo, são 300 km de pistas de diferentes níveis que celebram a vida e o legado de um dos maiores esportistas franceses.

Após a aposentadoria, Killy foi diretor da competição de ciclismo Le Tour de France, membro do quadro de diretores da Coca-Cola França e chefe-executivo do Rally Paris-Dakar. O esquiador também esteve envolvido na organização das Olimpíadas de 1992, 2006 e 2014.

2. Fenômeno entre os jovens, Lindsey Vonn deu vida nova ao esqui alpino nos EUA

Se as dezenas de lesões de Lindsey Vonn foram um obstáculo na trajetória esportiva da atleta, a sua força de vontade e técnica é que ficaram registradas na história dos esportes de inverno dos Estados Unidos. Seus 82 triunfos na Copa do Mundo de Esqui a colocaram como a maior vencedora entre as mulheres de etapas da competição. Isso foi mais que suficiente para escrever seu nome no livro dos maiores esquiadores da história.

Lindsey Vonn é um dos maiores nomes do esqui dos EUA | Foto: Shutterstock

Das suas três medalhas olímpicas, a mais importante foi o ouro do esqui alpino downhill em Vancouver (2010). Vonn foi a primeira norte-americana a vencer essa prova em Jogos Olímpicos. Em 2019, ela anunciou sua aposentadoria e se afastou de vez do esporte competitivo. Posteriormente, a ex-atleta se tornou embaixadora dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, inspirando muitos jovens a seguir o caminho do esporte.

3. Ninguém tem mais medalhas olímpicas em esportes de inverno que Marit Bjørgen

Não importa se estamos falando de homens ou mulheres: nenhum atleta conquistou tantas medalhas nas Olimpíadas de Inverno como a norueguesa Marit Bjørgen. Ao todo, são oito ouros, quatro pratas e três bronzes em cinco Jogos Olímpicos, competindo em diferentes categorias do esqui cross country.

Marit Bjørgen
Marit Bjørgen (atrás na foto): um dos maiores nomes do cross country | Foto: Shutterstock

Ao esquiar na neve em Vancouver, em 2010, a atleta conquistou o mundo. Bjørgen levou cinco medalhas, sendo três delas de ouro nas modalidades perseguição, sprint e revezamento 4 x 5 km. Após os Jogos de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, a norueguesa anunciou sua aposentadoria, mas voltou atrás e comunicou seu retorno ao esqui cross country em 2020.

4. Rei do esqui cross country masculino, Bjørn Dæhlie dominou a modalidade por uma década

Mais um norueguês para a lista, Bjørn Dæhlie foi o dono do esporte durante a década de 1990. O esquiador cross country conquistou oito ouros durante o período; três medalhas douradas a mais que qualquer outro atleta da modalidade. Se somadas as pratas, Dæhlie tem no total 12 visitas ao pódio olímpico. 

Além dos feitos nas Olímpiadas, o esquiador também conquistou 46 vitórias e 81 pódios em etapas da Copa do Mundo de Esqui, além de 17 medalhas em campeonatos mundiais.

Bjørn Dæhlie
Bjorn Dæhlie marcou seu nome na história dos esportes na neve | Foto: Getty Images

Após a carreira, Dæhlie patrocinou diversos projetos sem fins lucrativos, como ações em prol de pacientes com esclerose múltipla. Em 2009, ele disputou a corrida American Birkebeiner visando a arrecadação de fundos para a causa da esclerose múltipla. Após 54 km de prova, o esquiador chegou em segundo lugar por centímetros.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas