10 bebidas de inverno para experimentar durante as férias na neve

Compartilhe:

Experimentar bebidas de inverno típicas é o tipo de experiência que não pode faltar em uma viagem para os lugares com neve mais famosos do mundo. Alcoólicas ou não, para beber depois de um dia de esqui ou durante uma pausa, as bebidas para o inverno certamente farão parte da sua rotina nas férias. Algumas são menos comuns, outras são mais tradicionais em determinadas regiões. Confira a nossa lista com 10 sugestões deliciosas:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Hot Toddy é um clássico para aquecer o corpo nos destinos de inverno

Sim, o nome lembra um famoso achocolatado brasileiro, mas não tem nenhum tipo de chocolate na receita. O Hot Toddy, na verdade, é uma bebida de inverno clássica muito apreciada no pós-esqui, feita normalmente com uísque, mel, água quente e limão. A combinação de ingredientes deixa o drink um pouco mais leve que outras bebidas alcoólicas, além de não ser muito doce. Especiarias como cravo, noz-moscada e canela também são frequentemente adicionadas.

Com uísque, mel e limão, o Hot Toddy é uma bebida perfeita para os dias de inverno | Foto: Shutterstock

2. O Red Wine Hot Chocolate é uma bebida de inverno com vinho deliciosa

Apesar do Red Wine Hot Chocolate ter o vinho como base, o sabor que predomina é o do chocolate amargo. Portanto, é uma das bebidas para o inverno mais indicadas para quem adora experimentar chocolates quentes diferentes. O teor alcoólico vai depender do tipo de vinho escolhido (em geral são os tintos) e também da quantidade na mistura. Quentinha e encorpada, é uma bebida de inverno ideal para subir a temperatura durante suas férias de esqui na Europa.

3. Em uma viagem para os Alpes italianos não pode faltar o Bombardino

Uma das bebidas de inverno mais conhecidas da Itália e também uma das mais consumidas nas estações de esqui europeias, o Bombardino (“a bomba”) é um drink delicioso feito com licor de ovo e rum (ou conhaque), além de chantilly e canela para finalizar. Com um sabor forte, é perfeita para aquecer o corpo depois de um dia praticando esportes na neve. Se você estiver viajando pelos Alpes italianos, não deixe de experimentar essa bebida!

O sabor forte do Bombardino é uma tradição nos Alpes italianos | Foto: Shutterstock

4. Experimente vinho quente (Vin Chaud) nos Alpes franceses

Mais uma bebida de inverno feita com vinho e popular em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Com origem na Europa, o vinho quente – conhecido como quentão por aqui – une vinho tinto, laranja e uma variedade de especiarias. Nos Alpes franceses, localize “Vin Chaud” nos cardápios para provar esse tipo de bebida feita com os melhores vinhos de inverno regionais. Para as crianças e pessoas que não consomem álcool, há também uma versão com suco de maçã no lugar do vinho.

5. Hot Buttered Rum faz sucesso no inverno dos Estados Unidos

O Hot Buttered Rum (rum amanteigado quente), como o próprio nome indica, é preparado com rum e manteiga, além de água quente ou cidra, açúcar mascavo e especiarias que dão um sabor todo especial à bebida. É muito tradicional nos Estados Unidos, principalmente na temporada de férias de inverno e no período do Natal.

Hot Buttered Rum
Para fãs de bebidas amanteigadas, o Hot Buttered Rum é uma ótima pedida | Foto: Shutterstock

7. O Génépi é uma bebida de inverno encontrada nos Alpes

Além de bebidas quentes, o inverno é um período que pede sabores mais fortes, como o Génépi. Muito comum nas regiões alpinas da Europa, tanto na França como na Itália, esse tipo de licor é semelhante ao absinto mas com um teor alcoólico mais alto. Nas estações de esqui localizadas na região, o Génépi é encontrado nos melhores bares e restaurantes. Você pode apreciá-lo sozinho ou acompanhando os pratos típicos da gastronomia dos Alpes franceses (geralmente no fim das refeições).

7. Caffè Corretto é um espresso italiano com um toque alcoólico

O Caffè Corretto pode parecer apenas um café comum, mas não se engane. Além de um shot de espresso, ele leva uma pequena quantidade de conhaque ou licor, geralmente grappa ou sambuca. As bebidas são servidas em recipientes separados e você pode misturar de acordo com o seu gosto – mais intenso ou mais leve. Em muitos lugares é servido depois das refeições, mas também pode ser uma boa pedida para fechar a noite nas montanhas.

A presença do licor ou conhaque dá um toque diferente ao café italiano | Foto: Shutterstock

8. No Canadá, uma das bebidas de inverno mais famosas é o Caribou

De origem franco-canadense, o Caribou é muito consumido no leste do Canadá, especialmente na região de Quebec com seus atrativos de inverno imperdíveis. A bebida é composta por vinho tinto, licor forte e xarope de bordo ou açúcar. Por conta de sua cor avermelhada, o folclore popular diz que o líquido era originalmente uma mistura de álcool e sangue de caribu (rena). Naturalmente, é daí que vem o nome desta bebida de inverno.

9. Chocolate quente, noite de inverno e destinos de neve têm tudo a ver

Além das bebidas alcoólicas para o inverno, há uma série de outras bebidas quentes tradicionais sem álcool que você pode experimentar em uma viagem para a neve. A principal delas é o chocolate quente, popularizado na Suíça e hoje presente em praticamente todos os lugares frios pelo mundo. Seja preparado mais simples, mais cremoso ou com a adição de especiarias e produtos locais, o chocolate quente é indispensável para se aquecer durante os dias e noites mais geladas, especialmente durante as férias na neve com crianças.

Chocolate quente no inverno
O chocolate quente é um clássico presente em qualquer destino de inverno | Foto: Shutterstock

10. Com um nome bem diferente, o Schümli Pflümli é tradicional na Suíça

A Suíça tem muitas bebidas típicas de inverno e esta é uma das mais conhecidas dos destinos de neve. Impossível passar uma temporada de esqui nos Alpes suíços sem provar o Schümli Pflümli, que mistura uma bebida destilada de ameixa com café, açúcar e uma porção generosa de chantilly.

Assim como as comidas tradicionais dos países são uma forma de vivenciar um pouco mais da cultura local, as bebidas típicas também devem ser incluídas na programação de uma viagem para uma estação de esqui. Além de conhecer diferentes sabores, você terá uma experiência única ao provar essas bebidas quentes de inverno enquanto aprecia as belíssimas paisagens de montanhas cobertas de neve.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas